Segunda metade da década de 1940. A guerra mundial havia terminado, e a ditadura, também. O Rio de Janeiro, capital do país, estava maior, mais populoso e mais caótico que nunca. De um lado, agitadores, comunistas e militantes políticos de todo tipo. De outro, golpistas, meretrizes, cafetões, bicheiros, curandeiros, falsários e artistas apinhavam-se pelo fervilhante centro da cidade.
Para aquela laia narcisista da noite a ditadura findada em 1945 deixara um legado: a Delegacia de Jogos e Diversões. Oficialmente, o nome Delegacia de Costumes, Tóxicos e Mistificações - DTM, mas ninguém sabia ou se importava com isso. Convencionou-se tanto entre policiais quanto jornalistas, boêmios e criminosos, referirem-se a ela como Jogos e Diversões, devido à antiga delegacia que cuidava destes assuntos.
Era um departamento policial, que funcionava, ironicamente, num antigo teatro caindo aos pedaços, localizado numa encruzilhada. De lá, se regulava os jogos legais, garantia-se a "decência" dos espetáculos artísticos, "impedia-se" a promiscuidade do meretrício, desmascarava-se mistificadores ou falsários, e era reprimido o jogo ilegal.
Ou seja, o lugar para tapar um caldeirão que fervilhava. Pois, a pesar do nome singelo, a DJD lidava com uma malta de delinquentes vaidosos, imprevisíveis, inconsequentes e temperamentais.
Este livro é sobre eles: estrelas que não surgem nas capas de revistas, mas nas páginas policiais, cujos shows podem ser tão letais, quanto surpreendentes.
Vigilantes, lendas urbanas, espíões e vilões no Brasil dos anos 20-50 Hakkında daha fazlasını okuyun Pulp Heroes Brazil.
Okuduğunuz için teşekkürler!
Ziyaretçilerimize Reklamlar göstererek Inkspired’ı ücretsiz tutabiliriz. Lütfen AdBlocker’ı beyaz listeye ekleyerek veya devre dışı bırakarak bizi destekleyin.
Bunu yaptıktan sonra, Inkspired’i normal şekilde kullanmaya devam etmek için lütfen web sitesini yeniden yükleyin..