horadosclassicos Hora dos

História do índio Peri, braço direito do fidalgo português D. Antônio Mariz e apaixonado por Ceci, filha de Mariz. Primeira história da trilogia indianista de José de Alencar.


Классика Всех возростов.

#Classico #brazil #Jose-de-Alencar #O-Guarani #389
9
6.5k ПРОСМОТРОВ
Завершено
reading time
AA Поделиться

Prólogo

PRÓLOGO

Minha prima. — Gostou da minha história, e pede-me um romance; acha que posso fazer alguma coisa neste ramo de literatura.

Engana-se; quando se conta aquilo que nos impressionou profundamente, o coração é que fala; quando se exprime aquilo que outros sentiram ou podem sentir, fala a memória ou a imaginação.

Esta pode errar, pode exagerar-se; o coração é sempre verdadeiro, não diz senão o que sentiu; e o sentimento, qualquer que ele seja, tem a sua beleza.

Assim, não me julgo habilitado a escrever um romance, apesar de já ter feito um com a minha vida.

Entretanto, para satisfazê-la, quero aproveitar as minhas horas de trabalho em copiar e remoçar um velho manuscrito que encontrei em um armário desta casa, quando a comprei.

Estava abandonado e quase todo estragado pela umidade e pelo cupim, esse roedor eterno, que antes do dilúvio já se havia agarrado à arca de Noé, e pôde assim escapar ao cataclisma.

Previno-lhe que encontrará cenas que não são comuns atualmente, não as condene à primeira leitura, antes de ver as outras que as explicam.

Envio-lhe a primeira parte do meu manuscrito, que eu e Carlota temos decifrado nos longos serões das nossas noites de inverno, em que escurece aqui às cinco horas.

Adeus.

Minas, 12 de dezembro.

5 июня 2018 г. 12:23 2 Отчет Добавить Подписаться
5
Прочтите следующую главу Primeira Parte - I CENÁRIO

Прокомментируйте

Отправить!
Juan Nicola Juan Nicola
Una historia muy interesante te felicito, es una temática que me gusta mucho, yo escribo con una temática muy parecida. Éxitos

  • Hora dos Hora dos
    Gracias. Esta historia pertenece a "José de Alencar", autor brasileño cuya obra ya es dominio público. Estamos compartiendo para que más personas tengan acceso a la obra June 08, 2018, 12:15
~

Вы наслаждаетесь чтением?

У вас все ещё остались 55 главы в этой истории.
Чтобы продолжить, пожалуйста, зарегистрируйтесь или войдите. Бесплатно!

Войти через Facebook Войти через Twitter

или используйте обычную регистрационную форму