2
7.2k ПРОСМОТРОВ
В процессе - Новая глава Каждые 15 дней
reading time
AA Поделиться

Jardineiro ou Arquiteto

Olá, pessoal! O tema de "Acerca da Escrita" é o jeito de criação de histórias. Segundo o que pesquisei sobre o assunto, existem dois modelos de criação de histórias: o Jardineiro e o Arquiteto.

O primeiro diz respeito ao escritor que encontra uma inspiração, uma ideia básica e começa a escrever. O jardineiro é intuitivo, vai escrevendo livremente. Na medida em que escreve vai descobrindo o que se quer contar. É claro que ele vai precisar reler bastante o que já estiver escrito para ir montando a estrutura da história. O jardineiro parte do específico para o global.

O segundo é um planejador. Pensa e registra a temática da história. Desenvolve o perfil das personagens antes mesmo de iniciar a história. Costuma fazer anotações de vários momentos da história colocando-os num esqueleto ou esquema. Só depois ele começa a escrever. Parte do global para o específico.

Qual o melhor modelo? Não sei. Você é que tem que descobrir, pois o modelo escolhido pode te ajudar a criar sua história. Vale ressaltar que todo jardineiro vai precisar de, em algum momento, arquitetar; do mesmo modo, todo o arquiteto vai ter que jardinar.


Entender o seu jeito de criar histórias pode te ajudar muito a não se perder por causa do bloqueio criativo, ou seja, você trava no meio da história, mas tem a ideia, só não consegue passar para o papel; ou por esgotar a “matéria-prima”, ou seja, você começou a escrever, mas parou por não ter mais ideia; ou ainda, você está sempre adiando o início da sua história por simplesmente não ter ideia nenhuma.


Qual o seu jeito de criar histórias? Diz aí nos comentários.

1 апреля 2021 г. 21:19 0 Отчет Добавить Подписаться
3
Прочтите следующую главу Em Três Atos

Прокомментируйте

Отправить!
Нет комментариев. Будьте первым!
~

Вы наслаждаетесь чтением?

У вас все ещё остались 7 главы в этой истории.
Чтобы продолжить, пожалуйста, зарегистрируйтесь или войдите. Бесплатно!

Войти через Facebook Войти через Twitter

или используйте обычную регистрационную форму