horadosclassicos Hora dos

História do índio Peri, braço direito do fidalgo português D. Antônio Mariz e apaixonado por Ceci, filha de Mariz. Primeira história da trilogia indianista de José de Alencar.


Classiques Tout public.

#Classico #brazil #Jose-de-Alencar #O-Guarani #389
9
6.5mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Prólogo

PRÓLOGO

Minha prima. — Gostou da minha história, e pede-me um romance; acha que posso fazer alguma coisa neste ramo de literatura.

Engana-se; quando se conta aquilo que nos impressionou profundamente, o coração é que fala; quando se exprime aquilo que outros sentiram ou podem sentir, fala a memória ou a imaginação.

Esta pode errar, pode exagerar-se; o coração é sempre verdadeiro, não diz senão o que sentiu; e o sentimento, qualquer que ele seja, tem a sua beleza.

Assim, não me julgo habilitado a escrever um romance, apesar de já ter feito um com a minha vida.

Entretanto, para satisfazê-la, quero aproveitar as minhas horas de trabalho em copiar e remoçar um velho manuscrito que encontrei em um armário desta casa, quando a comprei.

Estava abandonado e quase todo estragado pela umidade e pelo cupim, esse roedor eterno, que antes do dilúvio já se havia agarrado à arca de Noé, e pôde assim escapar ao cataclisma.

Previno-lhe que encontrará cenas que não são comuns atualmente, não as condene à primeira leitura, antes de ver as outras que as explicam.

Envio-lhe a primeira parte do meu manuscrito, que eu e Carlota temos decifrado nos longos serões das nossas noites de inverno, em que escurece aqui às cinco horas.

Adeus.

Minas, 12 de dezembro.

5 Juin 2018 12:23 2 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
5
Lire le chapitre suivant Primeira Parte - I CENÁRIO

Commentez quelque chose

Publier!
Juan Nicola Juan Nicola
Una historia muy interesante te felicito, es una temática que me gusta mucho, yo escribo con una temática muy parecida. Éxitos
June 05, 2018, 16:06

  • Hora dos Hora dos
    Gracias. Esta historia pertenece a "José de Alencar", autor brasileño cuya obra ya es dominio público. Estamos compartiendo para que más personas tengan acceso a la obra June 08, 2018, 12:15
~

Comment se passe votre lecture?

Il reste encore 55 chapitres restants de cette histoire.
Pour continuer votre lecture, veuillez vous connecter ou créer un compte. Gratuit!