ruanaarethabeckman Ruana Aretha

Uma reflexão de como o amor pode ser um auto retrato interno de nossa observação pelo olhar dos outros.


Histoire courte Tout public.

#expvida #amor #desamor #vida #emaprendizado
Histoire courte
4
5.3mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Hipóteses do universo

Pensei que o amor iniciava com uma exclamação e não como uma dúvida, ultimamente tenho visto que o amor se tornou somente uma figura mitológica e muitas vezes vazia.

Vi amigos que anseavam por uma paixão ardente, e no final era apenas um camelo sedento de sede e foi vorazmente engolido pelo mar que não conseguiam enxergar.

Outros tinham relacionamentos empolgantes e apaixonantes, pois adentravam em uma floresta que parecia ter um único espécime que poderia completá-los, porém o final foi que o espécime havia explorado o explorador, e o deixou tão seco como uma mata desmatada.

O amor é assim, não se sabe a hora em que acertamos ou erramos, as dúvidas são o poder da pesquisa de ter um semelhante ao seu lado, ou não. Creio que até o melhor dos melhores em coletar dados já tenha errado no objeto de estudo.

Somos hipóteses do universo e a todo momento, anseamos pelo inesperado, sofremos e rimos ao mesmo tempo. Esses dias, uma colega enviou uma mensagem me informando que o seu relacionamento de algum tempo havia terminado, e eu fiquei comtemplativa de como aquela saga finalizou.

Vamos ao relato, com nomes hipotéticos, Luiza e Cláudio tinham um relacionamento superior que 4 anos, se conheceram virtualmente através de jogos online, a vivência dos dois permitiu que outras amizades se formassem entre eles, e mesmo sendo uma relação a distância, permitiam-se viver cada um no seu estado.

Viajavam para se encontrar, se amar, se compreender, apesar dos dois se esforçarem em seus ambientes laborais para ter tempo de se encontrar.

O tempo foi passando, os dois tinham uma rotina para se encontrar de modo virtual e também pessoalmente, mas chegou um dia em que Cláudio disse a Luíza, "eu gostaria de terminar o nosso relacionamento, não me sinto bem a distância".

Luíza perguntou-se, se era ela que forçava o romance dos dois, ou se ele simplesmente não aguentou a pressão interna a qual ele passava.

Cláudio luta há anos contra a depressão, ansiedade e transtorno bipolar, mas não costumava contar o que sentia ou o que no momento lhe causava dor emocional. E Luíza por sua vez, também tinha suas dores emocionais, mas esquecia de como isso a abalava e tentava buscar respostas de Cláudio.

Ao ler dessa forma, percebemos que um esqueceu de compartilhar e o outro tentava ler o que o outro não dizia, tornando o relacionamento cada vez mais fechado e talvez, afunilou a ponto de Cláudio explodir sozinho, e então não valorizou anos de companhia e de paciência de sua amada.

O único erro de Luiza foi pensar que ela tinha errado, porque ele quem terminou, ela esqueceu do seu bem maior, 'ela', a mesma esqueceu dos próprios sentimentos que possui, da vida, dos detalhes dela, e que viver não se resume em depender do vazio que o outro não deixa adentrar para ajudar.

Porquê pensamos que o problema somos nós? porquê nos menosprezamos por outras pessoas? sendo que o mais importante para o funcionamento de um relacionamento é o nosso bem estar.

A maioria dos relatos de amor refletem a distância de um lado, a discordância, a frieza, a indiferença. É necessário que a ignorância nesse tema seja frisada, em como não aprender sobre si antes pode afetar o outro depois.

Há muitas florestas densas, que devem continuar como estão, assim como há lagos belíssimos que seriam interessantes nadar neles, mas apenas observá-los já nos garante respostas ensurdecedoras.

Somos nós dois? não, temos de ser um, unicamente almas afins que procuram por objetivos semelhantes, com respostas à mesa e claras como um céu limpo após uma chuva de lavar a alma.

E sim, preciso reler isto várias vezes a posterior, para aceitar que preciso seguir em frente se tiver que enfrentar uma floresta solitária ou um mar de tubarões.





26 Mars 2023 12:24 13 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
9
La fin

A propos de l’auteur

Ruana Aretha Sou a escrita do norte, filha da terra, em minha alma ressoa a natureza, e possuo amor pela ciência. Se quiser ecoar pelo desconhecido, me chame, que lhe convido também para se encantar pelo não visto.

Commentez quelque chose

Publier!
Lua Baldonado Lua Baldonado
O amor acontece de infinitas maneiras para cada um de nós e, apesar de compartilharmos experiências parecidas com outras pessoas, ninguém saberá o que é sentir o que a gente sente, isso vale para qualquer situação além do amor. Me vi em situações parecidas as de Luiza mais de uma vez, parece que somente uma experiência ruim não foi o suficiente para eu entender o que de fato merecia. E isso acontece porque infelizmente estamos fadados a repetir padrões destrutivos, além de que uma baixa autoestima influencia diretamente no amor que achamos merecer. Hoje, depois de um bom tempo, consegui entender o que é esse amor que tanto falam por aí. Seu texto foi excelente, nos faz pensar bastante se não somos nós que nos colocamos em certas situações, sem perceber.
March 30, 2023, 23:27

  • Ruana Aretha Ruana Aretha
    O seu comentário descreveu totalmente a personagem, e concordo com o que dizes, criamos um mundo em que a gente não pensa no nosso verdadeiro valor e nos deixamos levar por quem não nos merece e não reconhece quem somos de fato. A Luiza é muito mais do que ela acredita ser, ela é o amor em figura de gente, ela abraça até o desconhecido, quem dirá o verdadeiro amor quando encontrar. March 31, 2023, 10:59
  • Ruana Aretha Ruana Aretha
    Obrigada pelo comentário ❣️❣️❣️ March 31, 2023, 11:00
Lanthys LionHeart Lanthys LionHeart
Eu tenho teorias sobre o amor que por vezes podem soar estranhas... Eu não creio que o amor exista, sem alguns preceitos, como, amizade e respeito... Eu não posso amar alguém de verdade se eu não tiver uma amizade gigante por ela, porque somente uma pessoa com a qual tu tem total interesse e necessidade de passar 24hs do dia com ela, pode ser realmente amada, uma vez que se tu necessita de tempo, de espaço, de momentos com os amigos para "espairecer", deixa a entender que tu de alguma forma, está fazendo um esforço para estar junto daquela pessoa... E o respeito, no sentido que se encaixa no texto maravilhosamente dissertado acima, pois respeito não é somente o conteúdo que o termo em si nos traz de primeiro relance, respeito é, se colocar no lugar do outro e pensar "será que ele/ela gosta disso que vou fazer ou agir? Porque, não é porque eu acho adequado, que ele/ela tem de achar também"... Acho que essa reflexão é por demasiado importante, pois veja, digamos que a Luiza, acredita que precisa falar sobre o assunto que o Cláudio tem, os problemas que ele tem, mas o Cláudio não gosta de falar deles, e acha que estar com a Luiza é justamente fugir dos problemas e por isso ele gosta, se ela insistir, mesmo sendo para ajudar, ela estará respeitando ele? Da mesma forma, se Luiza quer conversar sobre e o Cláudio acha que falar do assunto é ruim, mas pra Luiza é importante, o silêncio do Cláudio, está sendo correto com Luiza? Creio que por vezes, e eu me incluo muito nisso, a gente julga que fazer o certo, é fazer o que achamos certo, e cada um de nós é uma personalidade única, com defeitos, falhas, problemas... Acho que o amor só pode funcionar, quando há esses dois requisitos, amizade profunda, que leva ao respeito (ou empatia para analisar antes de fazer ou falar) e então sim, um amor profundo se revela... Perdão pela divagação, maravilhoso texto reflexivo que nos leva de novo a ponderar, estarei realmente fazer o certo pela pessoa que amo? Parabéns pelo trabalho! \0/
March 29, 2023, 12:21

  • Ruana Aretha Ruana Aretha
    Grande reflexão Lanthys! É muito bom ver o seu ponto de vista, também acredito que um pilar muito forte seja a amizade para que firme outros fatores, visto que ela também é a base para a intimidade e transformação para o verdadeiro amor. Obrigada pelo comentário ❣️❣️❣️❣️❣️ March 30, 2023, 09:51
Francielly Santos 🦋 Francielly Santos 🦋
O amor pode nos destruir e reconstruir, amar é para os fortes!
March 28, 2023, 13:41

  • Ruana Aretha Ruana Aretha
    Concordo plenamente❣️ obrigada pelo comentário 🤗 March 29, 2023, 10:35
Maria Eduarda S. S. de Lima Maria Eduarda S. S. de Lima
Seu texto me fez perceber de novo o quão importante é a comunicação e o quão importante é ensinar e sermos ensinados a nos comunicar. Afinal, é justamente por meio da fala que podemos nos expressar de verdade e expor nossos sentimentos, mas muitas vezes deixamos isso de lado pela falta de exemplo, não nos ensinaram a falar e a falta disso é o que pode destruir relacionamentos de todos os tipos. E sabemos bem que o que mantém um bom relacionamento é o falar, so por meio dele é que podemos expressar sobre nossos gostos e desgosto, nossos limites, o que nos mágoa e o que nos faz bem, a comunicação é a base conhecer alguém e resolver os problemas que surgirem. Quando não existe essa troca de informações, os problemas de acumulam, as especulações surgem e chega um ponto em que començamos a pensar se realmente conhecemos aquela pessoa. Parabéns pelo texto, está muito bom mesmo, amei!!
March 28, 2023, 06:08

  • Ruana Aretha Ruana Aretha
    Quando você diz "não nos ensinaram a falar", isso é bem verdade, aprendemos a nos comunicar com as vivências que vão atravessando nossa vida, e por vezes são experiências externas que nos alertam. Precisamos exaltar mais nossas emoções, mesmo que esse resultado seja negativo em algumas situações, mas seremos naquele momento a verdade que há na gente, sem capas, apenas nus em expressão. Obrigada pelo comentário! March 28, 2023, 11:44
Norberto Silva Norberto Silva
Relacionamentos são por demais complicados, bem como assim são os seres humanos. Dou graças por ter encontrado o que podem chamar de alma gêmea, com quem compartilho tudo e que estou sempre a disposição caso precise... Uma das coisas que precisei aprender, antes mesmo de encontrar tal pessoa, foi que devemos nos amar, para depois poder amar. No caso do texto, fica o aprendizado, de que um diálogo real e sincero, podendo se abrir para pedir ajuda e se manter aberto para ajudar. Parabéns pelo texto.
March 27, 2023, 13:56

  • Ruana Aretha Ruana Aretha
    A vida já é de muita dificuldade, não precisamos torná-la mais complicada para quem nos ama e quer compartilhar cada minúcia nossa, não é mesmo?... Obrigada por compartilhar sua reflexão ❣️ March 28, 2023, 01:01
GABRIELA FARIAS GABRIELA FARIAS
De fato, muitos relacionamentos vão ao fim pelo mesmo motivo dos personagens citados, pela falta de compartilhar, de se comunicar ( falar sobre tudo) e a falta de compreensão. Penso que quando você ama alguém e esse amor gera um desejo de futuro ou não com essa pessoa, você vai querer saber sobre tudo, desde do exterior até o íntimo do interior, e isso é a confiança, o amor é um combo de coisas, não é apenas amor. Apesar de ser triste a história tem um belo aprendizado. ( Se me permite, em certo parágrafo o nome "Luiza " foi trocado por "Cláudia", só uma correção).
March 26, 2023, 11:32

  • Ruana Aretha Ruana Aretha
    Obrigada pela correção ❣️🤗 E pelo seu comentário ❣️ March 26, 2023, 12:23
~