maxrocha Max Rocha

Vivemos tempos sombrios, nos quais o fanatismo político nos torna cegos e facilmente manipuláveis.


#9 Dan Non-fiction Tout public.

#cultura #cidadania #discernimento
Histoire courte
10
4.7mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Não tenha ideologia

Ideologia: Ciência da formação das ideias. Tratado sobre as faculdades intelectuais.

(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).



No longínquo ano de 1789, durante a Revolução Francesa, surgiram os termos direita e esquerda, quando os simpatizantes do rei e seus críticos que pregavam a revolução sentavam-se respectivamente à direita e à esquerda do presidente da assembleia nacional.


Em teoria, a direita política aceita a hierarquia social e a progressão pelo mérito individual, defendendo um estado mais enxuto e com menor interferência na sociedade. Correntes mais recentes, denominadas liberais, aceitam o controle estatal sobre aspectos essenciais como saúde e educação.


A esquerda política defende a igualdade social e se preocupa em teoria com a proteção dos indivíduos nascidos com desvantagens. Professa a maior participação do estado na sociedade.


Lendo e relendo seus preceitos e conceitos, tanto a direita como a esquerda possuem bons argumentos que justificariam possibilidades de engrandecimento humano e social, historicamente elaborados por ideólogos vários, os quais certamente albergariam a solução para todas as dificuldades do cotidiano. A vida estaria resolvida para quem engrossasse suas fileiras.


Todavia, o papel a tudo aceita.


A história da humanidade testemunhou e continua a testemunhar o surgimento e a ascensão de inúmeros regimes políticos de orientação ideológica de direita (conservadores) ou de esquerda (progressistas).


O bonapartismo, franquismo, peronismo, fascismo, nazismo, além de recentes arremedos de ditaduras sul-americanas são exemplos de movimentos conservadores. Por outro lado, o marxismo, leninismo, comunismo e socialismo são representantes de correntes consideradas progressistas.


Na realidade, em contrapartida ao Eldorado prometido pelos ideólogos, o que se viu na historiografia foi a chegada e a permanência prolongada no poder de líderes insanos e belicistas, responsáveis por milhões de mortes, guerras e sofrimento social incomensurável.


Propositalmente misturados entre si e oportunisticamente respaldados por preceitos ideológicos, quem pode ficar impassível à simples menção de nomes como Hitler, Stalin, Mussolini, Mao Tse-tung, Pinochet ou Fidel Castro, isto citando apenas alguns tiranos miseráveis que se locupletaram às custas da tragédia social? Importa à qual ideologia eles se submetiam? Ou teriam estes monstros apenas se aproveitado, em benefício próprio, do ingênuo altruísmo de quem os seguia? E, como se não bastasse a constatação histórica da insanidade, o culto ainda presente ao "Il Duce" Mussolini na Itália ou à asquerosa múmia insepulta de Lênin em Moscou atestam a perigosa cegueira perpetrada pelas correntes ideológicas. Haja vista o infame Putin e sua tragédia bélica contemporânea, a perpetuar essa cadeia asquerosa de megalomania e desprezo pela vida humana.


Não tenha ideologia. Não acredite em tudo que você lê ou ouve. Não siga a manada. Faça seu próprio caminho. Pense com sua própria cabeça. Não acredite em coisas estúpidas, defendidas por indivíduos ignóbeis e ignorantes.


Seja honesto. Escute opiniões alheias, mas desenvolva seu próprio senso crítico. Leia bastante. A cultura é uma arma eficaz contra a manipulação e o espalhamento de informações falsas. Até mesmo sua vida e sua saúde podem depender disso. Acredite na paz social, respeitando as diversidades. Tenha fé e espiritualidade. Acredite num ser divino e superior.


A recompensa pessoal e social só virá pelo trabalho. Acredite, não há mágica nem atalho.


Paz e prosperidade a você que perseverou até aqui.


12 Novembre 2022 15:17 9 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
7
La fin

A propos de l’auteur

Max Rocha Médico e escritor amador, a procurar nas letras um alento para o cotidiano. Especialização na área do envelhecimento, mas com contato frequente com diversas faixas etárias, familiar e profissionalmente, fato inspirador de diferentes motivações literárias. Interesso-me por ficção histórica e científica, suspense, misticismo e mistério com um toque de humor. Às vezes enveredo pelo tom crítico e motivacional. Escrevo ouvindo música instrumental relacionada com o tema no Spotify.

Commentez quelque chose

Publier!
Daniela Mello Daniela Mello
Me sentir burra lendo...gostei
March 23, 2024, 02:59
DENIS ALFREDO ROEDER DENIS ALFREDO ROEDER
Muito bem elucidado...
April 16, 2023, 16:18

Winsto Silva Winsto Silva
Muito bom o texto, contudo, na minha visão, ideologia política não se escolhe. O indivíduo nasce de um lado ou de outro. Se nasce pobre, dependente do Estado, no proletariado, nas massas, é de esquerda (justamente o lado esquerdo do "parlamento francês" antes da Revolução Francesa). De outra forma, se nasce-se rico, que não depende de políticas públicas direta ou indiretamente, no clero, o latifundiário, é de direita (o lado direito do parlamento da França). Muitos, débeis mentais por assim dizer, acham que se pode escolher entre esquerda e direita, como uma torcida de futebol escolhe para qual time torcer. Só que não é assim. Outros muitos tentam, como é o caso do estimado autor ficarem neutros, mas sendo que é impossível tal façanha, haja vista todo mundo nasce com uma condição social (rico ou pobre).
April 08, 2023, 00:05

  • Max Rocha Max Rocha
    Penso que existem outras variáveis em jogo, além da condição social. Obrigado pela leitura e comentário. April 16, 2023, 19:09
Wesley Deniel Wesley Deniel
Excepcional. É exatamente o meu pensamento, posto em palavras pela sempre sensata mente do amigo que admiro. Obrigado por compartilhar conosco. 🙏🏻
February 15, 2023, 20:02

  • Max Rocha Max Rocha
    Obrigado Wesley. Muito gentil de sua parte. February 15, 2023, 20:09
Giovanni Turim Giovanni Turim
Ótimo texto, esse espírito iconoclasta voltado para as ideologias tem seu valor, e peso dentro do humanismo que não pregozina as ideologias como ponto central de qualquer grande mudança social, tendo efeitos, somente nos pormenores, variando extensão, conseguindo lograr algum sucesso ou relização do indivíduo, e do coletivo, vez e outra, quase senão na sorte levando em conta tudo que opõem elas, tornando-as vazão para agressividade e violência gratuita. Mas no geral, ideologias de todos os tipos: não passam de ilusões.
February 09, 2023, 16:56

  • Max Rocha Max Rocha
    Mecanismos de confrontação e discórdia... February 13, 2023, 19:28
~