Histoire courte
1
2.5mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

A palavra Inquisição, vem do termo latino "inquisitio", que quer dizer: "investigação". Trata se de uma instituição da Igreja Católica, criada para julgar católicos suspeitos de pecados e crimes contra a fé, contra a Igreja e contra a sociedade.

A Inquisição, segundo estudiosos católicos e não católicos, declarados no Simpósio da Inquisição, foi criada com cunho prévio e temporário, até que se passasse um possível cisma, ou afastamento do paganismo, já que o mesmo era um mau imoral, "sem lei" e violento ainda naqueles tempos.

O Simpósio da Inquisição foi um grande estudo, convocado pelo papa João Paulo II, iniciado em 1998. Reuniu historiadores católicos, protestantes e até mesmo ateus. A duração foi de 6 anos e contou com o alistamento de mais de 100 participantes. A conclusão final do Simpósio se deu em unanimidade à legitimidade da Inquisição da Igreja, considerando todos fatos.

Ao contrário do que muitos acham e é dito até por professores, a Inquisição não foi criada pela Igreja para punir e acabar com descrentes ou outras religiões, e tão pouco foi instituída para durar para sempre.

A Santa Inquisição da Igreja foi um tribunal que mais absolveu do que deixou que se condenasse.

O povo pedia por retratação dos acusados -que na maioria eram mulheres- quando os crimes cometidos eram graves e/ou desvirtuava a sociedade.

Devido ao crescente número do paganismo (celtas- druidas), na Idade Média, após o encontro de nórdicos com o povo europeu, a Igreja teria exterminado metade do mundo, segundo a lógica dos antis.

A Inquisição da Igreja Católica além de ter sido um tribunal criado para ouvir os acusados teve também a missão de protege-los de ataques na maioria dos casos, já que quando ocorriam acusações a situação já estava bem agravada, entre linchamento e muitas vezes até a morte, como relatam alguns livros prós e contras, que narram as inquisições.

Casos de "caça as bruxas" não foi uma instituição da Igreja, ou nada que tenha sido ordenado por qualquer papa. Não existe se quer um relato que seja documentado pela Igreja ou qualquer fonte histórica de confiança que possa afirmar isso. Existe uma desonestidade por parte de alguns em anexar a "Bula Summis Desiderantis Affectibus", que é um documento papal, criado Pelo Papa Inocêncio VIII, para que se haja orientação do magistério contra a feitiçaria no meio cristão; uma afirmação da doutrina bíblica na Igreja, que tem como base principal o Livro de Deuteronômio (ref. Dt18,10-12). Sendo esta Bula criada para explicar publicamente o porque da Igreja condenar as práticas pagãs e rituais de bruxaria em terras cristãs e, no meio da Igreja, criado posterior ao artigo do inquisidor Heinrich Kraemer, "Malleus Malleficarum",de 1487 (Martelo das Feiticeiras).

Nestes tempos -não muito diferente dos dois séculos anteriores- houve grande repreensão contra práticas de feitiçaria, sacrifício humano, e criação de seitas pagãs. O que ocasionou a morte de vários adeptos, como é o caso conhecido de Matteuccia de Francesco que teria praticado rituais com recém nascidos em seu vilarejo. Quando acusada foi também incriminada pela mãe das crianças que teriam sido coagidas e sido até cúmplices dela. Dois anos depois de acusada Matteuccia foi condenada no Tribunal.

Petronilla de Meath... esta matou três de seus ex-maridos em rituais ocultistas, sendo descoberta no terceiro. Petronilla foi acusada e logo depois julgada no Tribunal da Inquisição.

Janet Boyman... demorou dois anos para finalmente ser condenada por um assassinato em ritual, além de ter previsto a morte de James Stewart o Conde de Moray, na Escócia, a previsão teria sido considerada ameaça; na ocasião de sua condenação, ainda confessou práticas de ocultismo, curandeirismo e invocação de espíritos. Foi condenada dois anos após as acusações.

O julgamento de uma possível bruxa não era algo que acontecia rápido, ou como lembrado, muitas vezes acontecia para que ninguém fosse condenado injustamente. Houve casos que demoraram anos para ser concluído.

Houve outras inquisições, nas quais o próprio povo se "organizava", onde veio se ocasionar a Inquisição Protestante -depois do Concílio de Trento- que além de caça as bruxas, passaram a perseguir católicos também. Ainda antes, alguns impérios também promoveram inquisições.

Joana D'arc não foi condenada pela Santa Inquisição, e sim pelo Império Inglês. A Igreja esteve ao seu lado (de Joana), mas a Igreja nada pode fazer, já que o exército que tinha apoio (França) havia sido derrotado após Joana ser capturada. O que deve ser bem lembrado é que Joana foi uma jovem católica, que quis ir para a guerra e liderou um exército de mais de 10 mil homens. O caso da captura de Joana pelos ingleses e parte do exército francês que a traira -os Borgulhões, não chegou a conhecimento imediato do papa como é afirmado em muitas histórias. Joana não assumiu as acusações, e ainda assim foi morta pelos ingleses.

Outro caso que é arremetido a Inquisição Católica, falsamente, é o de William Tyndale.

Tyndale foi condenado pela Igreja Anglicana e pelo rei Inglês fundador do anglicanismo: Rei Henrique VIII.

Tyndale nasceu católico e foi ordenado sacerdote pelo Papa Inocêncio VIII. Enquanto católico aprendeu hebraico, latim e grego. Devido ao crescimento do protestantismo na Inglaterra, e ordem do rei, Tyndale passou a fazer frente protestante contra a Igreja Católica, fez duras críticas ao papa e quis traduzir a Bíblia para o Inglês, porém foi proibido pelo Rei, mas ainda assim o fez. O que levou a sua condenação, tortura e morte na fogueira na Bélgica, por ordens do rei Henrique VIII.

Ao contrário do que muito se diz, Tyndale não foi o primeiro a traduzir a Bíblia ou fazer uma tradução. Naqueles tempos já se tinham cinco traduções da bíblia, além do Latim, Grego e Hebraico.

A primeira tradução foi para Hebraico, depois o grego ainda no segundo século. A terceira foi da chamada Vulgata, em Latim, foi entre os anos 300 e 400 por Jerônimo de Estridão o São Jerônimo, que depois voltou ao aramaico (língua original) que era da Septuaginta, para o traduzir. Séculos depois com a criação da Imprensa (1400d.C), se teve a primeira tradução para o Inglês. No entanto o andamento das traduções em quase toda história foi pausado por motivos na maioria das vezes político e não "para que pessoas ou o povo não tivessem acesso", já que a produção era cara e a mão de obra era difícil.

Finalizando... A Inquisição de modo geral, teve este fundamento, salvo a instituída pela Igreja Católica. Porem houve outras que não foram da Igreja, como citado, teve a de alguns impérios, a do próprio povo com a Caça as bruxas (contrariando a Igreja) e também a protestante, quando se rebelaram contra a Igreja.

—Algumas das referências para este artigo estão citadas no próprio. Outras: Para entender a Inquisição/ Inquisição um tribunal de misericórdia/ A verdadeira história da Inquisição.


Ref. Alguns casos de condenações de bruxas são encontrados no banco de dados de seus respectivos países, alguns estão disponíveis na internet.



por Mallone Alves.

15 Novembre 2021 02:42 0 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
1
La fin

A propos de l’auteur

Commentez quelque chose

Publier!
Il n’y a aucun commentaire pour le moment. Soyez le premier à donner votre avis!
~