dio-dias1546131401 Estella Monteiro

— A floresta é toda bem resolvida, eu estagnado na vida, não vivo, existo em vão. Seguei-me na vaidade, desperdicei oportunidade, apeguei-me em ilusão. Fadado a este momento eu sem poder voltar o tempo, padeço na escuridão.


Histoire courte Tout public.

#gratidão #fábola
Histoire courte
12
2.7mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

O Jumento Rabugento

Num certo domingo cinzento,

o Jumento Rabugento,

fulo com a vida de cão,

marcou o cimento novo no chão.


A amiga, Coruja Sofia,

a cuidar da construção,

como há tempos o conhecia,

chamou-lhe logo a atenção:


— Andas atazanado, carrancudo e desastrado, a emanar má vibração. Sei que pode ser só fase, mas quero que desabafe, qual é a preocupação?


O Jumento meio marrento,

Se ofendeu de prontidão.

Considerou ralhar com a amiga,

mas vendo alí razão,

respondeu-lhe a questão:


— A floresta é toda bem resolvida, eu estagnado na vida, não vivo, existo em vão. Ceguei-me na vaidade, desperdicei oportunidade, apeguei-me em ilusão. Fadado a este momento eu sem poder voltar o tempo, padeço na escuridão.


A Coruja sobressaltou-se em espanto.

Austero, o amigo nunca falara tanto!

Como assim, na escuridão?

Pois, era ele dotado de pura qualificação!


— Diga-me amigo Jumento… Você dormiu em seu colchão? Lavou o pelo catinguento e fez boa refeição?


— Certamente que sim. Não vejo a ligação?


— Parte da floresta que você julga bem resolvida, não tem tal oportunidade na vida. Passado difícil constrói seres fortes ou psicopatas. Espero que se encaixe na primeira opção, para nossa sorte. E sobre a tal ligação, é simples; pratique mais gratidão!


Agradecer o que tinha,

sendo menos do que merecia?

Lhe pareceu estranho, piegas e clichê.

Mas, de fato, admitira; era o certo a se fazer.


Naquela noite ao relento,

o Jumento Rabugento,

redefiniu o seu padrão;

ainda que pouca seja,

valorizar as conquistas e praticar gratidão!

12 Mai 2021 19:36 10 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
10
La fin

A propos de l’auteur

Estella Monteiro Aspirante a escritora, gosto de partilhar sentimentos e aprendizagem. Não tenho preguiça de deixar um belo comentário e revew se o texto lido for merecedor. Trato leitores e autores como gostaria de ser tratada, com carinho, honestidade e reconhecimento. Não custa doar um pouco daquilo que sonhamos receber, não é? Espero que possamos ser amigos e construir uma relação reciproca.

Commentez quelque chose

Publier!
Caramel Sigrid Caramel Sigrid
O medo da estagnação pode ser um bom amigo e uma trave na frente dos olhos, principalmente quando comparação entra em jogo. Mensagem maravilhosa, faz pensar de verdade, também sou um grande fã desse tipo de escrita. Por mais que nesses últimos anos tenha deixado muito a desejar em relação à leitura, esse conto me deixa com muita vontade de retomar. Um abraço!
June 22, 2023, 02:26
Krishna Grandi Krishna Grandi
Adoreiii! Todo rimadinho e cheio de prosa! Parabéns!! ✨✨👏👏
October 05, 2022, 14:03

Moca Ccino Moca Ccino
Fazia anos que eu não lia textos assim! Na infância, vez ou outra, aparecia esses textos com moral, rimas e mensagens incorporadas neles, sendo que na época eu nem tinha tanto conhecimento para interpretar com mais profundidade, só que não era tão preciso, pois a mensagem principal estava ali (mesmo que para alguns seja clichê ou piegas). A sua mensagem é certa. Eu me senti atingida. Por mais piegas que alguns possam considerar, a atitude de gratidão e entendimento da nossas própria vida é muito difícil e até esquecível. Muitas vezes eu sou o burro rabugento. É bom relembrar por meio dessas mensagens. Gostei muito do seu texto! Parabéns pela ótima escrita!
June 20, 2022, 14:07

  • Estella Monteiro Estella Monteiro
    Muito obrigada pela atenção e pelo carinho. Eu sou meio farofeira na escrita, estava escrevendo apenas coisas sérias, pesadas e resolvi aliviar a cuca me divertindo nessa floresta. ás vezes a gente só reclama e se compara a quem está melhor, somos a encarnação do JR, precisamos parar e rever nossos conceitos. É bem dificil encontrar uma Sofia, as vezes encontramos gente para competir reclamações kkkkkkk Muito obrigada, beijos! October 06, 2022, 14:40
CC C Clark Carbonera
Primeira vez que me deparo com um dos seus contos, Estella, e que coisa boa! Por isso gosto tanto dessa plataforma, a cada palavra, um escritor colega novo 🥰. As rimas do seu conto-poema são tão cativantes que dá pra ler cantando, me senti criança outra vez, e obrigado por isso! Aliás, quem aqui não precisa de uma amiga como a Coruja quando nosso eu-criança resolve fazer birra? Já tô aqui levantado a mão! Tenho só uma pergunta em relação à reclamação do Jumento Rabugento: quando ele fala "Seguei-me", no caso é o verbo "cegar" de ficar cego? Ou eu interpretei diferente essa passagem?
June 03, 2022, 17:10

  • Estella Monteiro Estella Monteiro
    Seja bem-vindo, muito obrigada pelo carinho e atenção. é bom ter uma amiga assim neh? É ruim quando você chora a vida e o outro chora de volta. Eu também desejo me cercar de curujas kkkkkkkkkkkkkkkk E sim, escrevi errado, desculpe, obrigada por me puxar a orelha, já vou corrigir. Beijos, obrigada. June 20, 2022, 12:57
J Carreir J Carreir
"Passado difícil constrói seres fortes ou psicopatas" A mais pura verdade! Maravilhosamente bem desenvolvido, de uma forma lírica, mas que passa a mensagem com extrema clareza e eficiência. Com quantos jumentos rabugentos já nao nos deparamos por aí nao é?! As vezes nós mesmos, fazemos esse papel. Achando que a grama do vizinho é mais verde ou que fulano e ciclano tem mais, melhor do que nós. Esquecemo-nos de que, o pouco que temos ou pensamos ter, pode ser muito aos olhos do que nao tem absolutamente nada. Como diz a mensagem, pelas palavras da coruja Sofia, pratiquenos a gratidão! Adorei! Parabéns! ~(^з^)-♡
May 17, 2021, 16:30
Marianna Ramalho Marianna Ramalho
Adorei as rimas. E a frase do Jumento que foi usada de sinopse foi muito boa. Parabéns pela poesia.
May 13, 2021, 01:51

  • Estella Monteiro Estella Monteiro
    Obrigada, me lembro de ser apaixonada com esse estilo de texto dos livros de português, quando escrevi fiquei meio insegura com a quantidade de rimas, que bom que ficou legal. Às vezes a gente faz isso, foca no que os outros conquistaram e nos sentimos estagnados e fracassados na vida, sem valorizar o que temos. Obrigada pelo carinho, forte abraço! May 13, 2021, 12:33
~