layiswriting Layse Amaral

30 dias, 30 propostas, 30 capítulos não conectados. Publicação integrante de um projeto coletivo de escrita, conduzido em fevereiro de 2020.


Histoire courte Interdit aux moins de 18 ans.

#challenge
2
12.2mille VUES
Terminé
temps de lecture
AA Partager

Descreva um lugar

De todos os lugares possíveis que conseguia imaginar, nunca iria cogitar estar ali naquela casa à beira-mar, depois de todo o ocorrido. A silhueta branca e cinza se misturava ao nada que era aquela praia em dia de chuva, com os ventos fortes e grossas gotas provenientes do céu acinzentado. Seu coração batia na garganta enquanto andava contra a areia dura e esbranquiçada, até conseguir vencer aquele caminho tortuoso e finalmente alcançar a soleira de madeira antiga, que precisava de alguns reparos depois de tantos anos encarando as intempéries.

Não precisava de nenhuma instrução; conhecia o caminho decorado de cor, de tantas as vezes que frequentou ali no auge de sua juventude. Se conseguisse se concentrar, podia até mesmo conseguir ouvir as risadas infantis ainda ecoando por aquelas paredes pintadas em tom de areia, ornadas com espelhos grandes e ovais com bordas que antes eram prateadas, mas agora exibiam um tom opaco e desgastado. Não iria por esta estrada de memórias, é claro. Tinha uma investigação a seguir. Passou pelos cômodos que tinham o leve odor de maresia, misturados a um leve tom de incenso e alecrim, bem timidamente entranhado naquela construção. Subiu as escadas e podia escutar cada ranger dos degraus cansados, até alcançar o corredor com quadros de pinturas com natureza morta, o que chegava a ser uma ironia tendo em vista as condições em que aquele lugar se encontrava. Parou em frente a porta do quarto, aberta e com a impressão de que iria cair a qualquer momento. Deu dois passos para dentro do cômodo e deixou a vista recair por ali.

A primeira coisa que percebeu foi o frio. Implacável, vindo da janela escancarada, com as cortinas tremendo como seu próprio corpo convulsionava conforme a ventania empurrava para frente tudo o que via. O cenário era completamente desolado. No chão, jazia o que deveria ser os resquícios de toda uma vida de grande fortuna: livros antigos rasgados, manchados por sua própria tinta que agora sangrava das páginas conforme a chuva lhe alcançava; uma porcelana que deveria ser cara e muito delicada estava em pequenos pedaços espalhados desde o pé de uma mesa próxima a janela até a metade do cômodo, seus ornamentos em rosa, nanquim e dourado contrastando com o branco e remontando a um tempo muito já esquecido; cacos de vidro pintavam o taco daquele piso, não facilitando para entender se aquilo era fruto do orvalho da manhã, a água do vaso estourado contra a parede, as gotas que vinham daquela chuva torrencial do lado de fora, ou realmente um cristal quebrado; havia também flores despedaçadas por todos os lados, provavelmente uma obra feita muito antes daquilo se transformar em vazio, guiada pela raiva e desordem. O medo e o desespero ainda estava ali apesar de não haver mais nenhum sinal de uma respiração no quarto. Nem mesmo na cama grande com lençóis grandes, confortáveis e surpreendentemente ainda brancos, o maior destoar no meio de toda aquela bagunça.

O que tivesse acontecido ali passou como um vendaval emotivo e desesperado, mas localizado.

11 Octobre 2020 22:25 2 Rapport Incorporer Suivre l’histoire
3
Lire le chapitre suivant Escreva sobre um momento histórico

Commentez quelque chose

Publier!
Lucas Lira Lucas Lira
Olá, Layse Amaral! Como você vai? Espero que bem! Faço parte da Embaixada brasileira do Inkspired e estou aqui para lhe parabenizar pela Verificação da sua história. Gostaria, desde já, de dizer que estou muito empolgado com o que acabei de ler. Você tem uma escrita bastante requintada, agradável e envolvente, o que facilita a interação do leitor logo de cara. Também gostei bastante da premissa de sua história. Pelo que entendi, durante esses trinta dias você foi estimulada a escrever sobre coisas e temas diferentes. Se foi esse o caso, meus parabéns. Consigo imaginar perfeitamente o quanto deve ter sido desafiador para você e gostaria de dizer que sua evolução durante esses dias foi notável; somente alguém com vontade e determinação, e principalmente, que acredita no que faz, seria capaz de conseguir tal proeza. Ressalto isso, pois acredito fielmente que só conseguimos alcançar o que queremos nos desafiando, dia após dia. Além disso, sua técnica é bastante apurada, mesmo em alguns momentos em que deu pra perceber que você estava um pouco desconfortável com a escrita, como no caso da distopia, você conseguiu escrever um ótimo texto, encontrando soluções práticas para sair de situações onde talvez não tivesse tanto domínio do gênero que foi imposto a você.  É perfeitamente normal ter pontos positivos e negativos,  mas encontrar escapes para os pontos onde você reconhece ter limitações  é outro critério a ser elogiado e que mostra um alto conhecimento louvável. Há alguns outros pontos que valem ser ressaltados: sua gramática e recursos linguísticos também são bons, apesar de ter notado alguns pequenos deslizes, como no primeiro capítulo onde você escreveu algo do tipo: "sabia o caminho decorado de cor". Confesso que  essa frase me foi um pouco nostálgica e me fez recordar meus avós, que volta e meia soltavam um: "subir para cima, ou descer para baixo" e eu ficava me mordendo por ser antiético corrigi-los. Brincadeiras á parte, Acho que entende o que quero dizer. Não que isso atrapalhe a sua narrativa. Foi exatamente o primeiro capítulo que me fez adentrar totalmente em sua história. O suspense que você criou, a ambientação sombria e em vários momentos tensa; Aquilo foi lindo! É Exatamente isso que uma trama investigativa precisa ter.  Juro que em alguns momentos até pensei que estava lendo algum suspense da Agatha Christie.  Se vale um conselho, acho que tem todo o potencial de escrever mais histórias assim; eu pelo menos desejaria muito que tivesse. Estou tão satisfeito que poderia fazer infinitamente mais elogios, mas como seria um comentário enorme e exaustivo, gostaria apenas de dizer que você tem muito potencial para ser uma grande escritora. Fui muito feliz em poder analisar sua história e te desejo todo o sucesso que você merece.
September 30, 2022, 19:26
nana 🦋 nana 🦋
excelente como sempre!!
October 24, 2020, 23:12
~

Comment se passe votre lecture?

Il reste encore 29 chapitres restants de cette histoire.
Pour continuer votre lecture, veuillez vous connecter ou créer un compte. Gratuit!