Universos: Construção de mundos narrativos

Retour au 'Universos: Construção de mundos narrativos'

“A MINORIA PODE TER RAZÃO, A MAIORIA ESTÁ SEMPRE ERRADA” (Henrik Ibsen)

Depois da abordagem da semana passada sobre violência física, hoje vamos discutir sobre outra nuance tão agressiva quanto: discursos de ódio. Isso significa que tem atualização lá no nosso Guia de Etiqueta e você >precisa< ler! Aqui está o link: (https://getinkspired.com/pt/blog/126691/guia-de-etiqueta/) Atualmente, é só abrir qualquer rede social para se deparar com uma discussão acontecendo acerca do assunto. Cada vez mais pessoas defendem a inclusão de toda expressão humana que não represente perigo aos demais - mas não significa que estamos com os problemas resolvidos ou a par de tudo. Por isso, ao retratar uma minoria em sua narrativa, é importante se botar no lugar do outro, vestir a camisa e pesquisar. Lembre-se que apenas o olhar negro, por exemplo, pode dizer sobre o que é ou não racismo. Eu mesmo abri um pouco mais meus olhos sobre o tema, após ler Kindred: Laços de Sangue, da Octavia E. Butler. Trata-se de uma ficção científica que leva uma estadunidense negra dos anos 90 de volta ao período da escravidão. Foi uma imersão completa e marcante, de muito aprendizado. A autora retratou diversas formas de interações abusivas e suas consequências, conduzindo o leitor um pouco mais para perto da brutalidade desse período histórico que levou à marginalização dos negros, com efeitos colaterais que estendem-se até hoje. Recomendo a leitura. Aliás, como pode uma fração tão grande do nosso povo ser classificada como “minoria”? Foi com Kindred que soube responder a essa pergunta. Não estamos falando sobre números totais, mas, sim, sobre a falta de representatividade dessas parcelas nos pódios da sociedade e na garantia de direitos iguais e mínimos a elas. Daí a importância de se construir um livro com seriedade e responsabilidade. Ao se abordar questões delicadas como essa, faz-se necessário gerar comoção e não entretenimento, de forma a não reforçar discursos que possam pôr vidas em perigo. Por isso, na discussão de hoje, quero pedir para você, leitor e escritor, deixar nos comentários sua contribuição sobre o tema. Você faz parte de alguma minoria? Como são as histórias que incluem sua bandeira? Quais abordagens você gostaria de ver mais? Por outro lado, se você faz parte do grupo dos privilegiados, conta pra gente se consome esse tipo de literatura e deixa uma recomendação para a gente!

February 21, 2022, 20:19 4 Sujet de discussion
Rejoindre cette communauté

Commentez quelque chose

Publier!
Yan Rabelo Santos Yan Rabelo Santos um boa, apesar que minha narrativa escolhida no final n importe tanto, já que humanos e protagonista não são importante diante aos eventos cósmicos e sobrenatural, mas sim pode ser abordado
May 17, 2023, 13:23
M.G. Ferreira M.G. Ferreira Creio que sou uma das pessoas que acabou conhecendo causas minoritárias por conta de discussões centradas que tenham fatos e ciência envolvida, e sabendo que a comunidade do Inkspired tem dado espaço para isso me dá uma esperança. Quanto a representação de minorias, o espaço que possuem nas redes hoje consegue até influenciar grandes corporações e mídias, por mais que isso não tenha entregado os melhores conteúdos, que me parecem apenas uma forma de lucrar em cima de uma causa social, é bem comum com personagens não-brancos, especialmente mulheres e LGBTQ+ e parece apenas uma forma de "cumprir tabela", salvo exceções. Por isso que acho importante valorizar artistas e escritores que sejam parte dessa minoria, especialmente os que não estão nas grandes mídias, o que se tem visto muito por aí são perpetuação de esteriótipos e ideias altamente controversas sobre povos e culturas, o que resulta e uns materiais bem rasos.
March 18, 2022, 18:05
Sophie Waldorf Sophie Waldorf Está aí um post de leitura OBRIGATÓRIA, porque muita gente ou é desinformada, ou se faz de sonso quanto ao assunto. E quando a gente pega para ler, olha... Dá raiva do autor que não fez o mínimo que era pesquisar e se inteirar sobre. Inks revolucionando sempre!!
February 22, 2022, 21:38
Medhuza S2 Medhuza S2 É um assunto muito importante mesmo (ainda mais na atualidade e diante da situação político-social do nosso país), deve ser discutido e abordado com muita seriedade pq mesmo que nós façamos parte de uma minoria, ainda podem prevalecer os julgamentos/pensamentos/preconceitos da maioria (e isso é algo que nem sempre conseguimos perceber de imediato). Sobre fazer parte de uma minoria, é até difícil começar kakakaak vc quer a lista a partir da que tem mais reconhecimento? Da que é totalmente invisibilizada? Da que é majoritária (inclusive, sobre isso tem uma coisa que me bugou mto na escola quando esse assunto foi abordado: a própria definição de minorias majoritárias)? Ai ai, desigualdades nossas de cada dia... Sobre as histórias: pouquíssimas, inconclusivas, quase inexistentes ;-;
February 22, 2022, 12:56