Tudo sobre Simplesmente Tita Suivre un blog

sweet-mary Mary Este blog será voltado a todos os fãs e simpatizantes da série de histórias chamada Simplesmente Tita. Curiosidades, personagens, trilha sonora. Um espaço voltado para os leitores poderem conhecer melhor Tita e seus amigos.

#personagens #trilha-sonora #curiosidades #escritora-mary #simplesmente-tita
Tudo sobre Simplesmente Tita
AA Partager

1ª Temporada: Personagens

Olá, pipoquinhas queridas. Tudo bem com vocês? Espero que sim! *-*

Sei que vocês adoram booktrailers com atores lindos, musculosos e cenas cheias de efeitos especiais, mas esta pobre autora não manja de edição de vídeo e pelo fato de enxergar meus personagens como sendo mais "gente como a gente" sem usar imagens photoshopadas e falsas, prefiro deixar que vocês possam imaginar como é a Mariana Franco ou o Félix, pois se eu colocar fotos de atores lindinhos e perfeitinhos estarei quebrando todo o encanto da história.

Abaixo haverá uma breve descrição de todos os personagens (mesmo aqueles que pouco aparecem) participantes da primeira temporada de Simplesmente Tita. Tentarei fazer isso também nas próximas temporadas para que vocês possam decorar os nomes dos personagens e se possível também tentarei confeccionar os Sims de cada um ou uma ficha técnica mais detalhada no blog, mas por enquanto espero que esta listinha os ajude.

Um beijo enorme repleto de luz e amor!

Personagens da Primeira Temporada

Renata Muriel Neves Linhares (Tita) – Personagem principal e narradora da história. É através dela que conhecemos os outros personagens e alguns fatos marcantes em sua vida.

Meire das Neves – Mãe de Tita. Uma mulher de modos um tanto brutos e muitos mistérios. Foi casada por Félix entre 1987 e 1991 e em outubro de 1992 se casou com Horácio, porém dessa união não houve nenhum filho. Gostaria de ter cursado uma faculdade, mas a gestação fez com que abrisse mão desse sonho.

Félix Linhares – Pai de Tita. Foi casado com Meire por quatro anos e em Agosto de 1996 se casou com Helena. Formou-se em Administração pela PUC e até apresentar Helena para Tita, era o melhor amigo da filha.

Horácio Cerqueira – Padrasto de Tita. Casado com Meire desde 1992. Tem por Tita a estima de um pai e às vezes amansa um pouco a fúria de Meire. Trabalha numa repartição cujo ordenado é suficiente para manter as despesas da casa em dia. Nos fins de semana gosta de ver futebol e seu time do coração é o Grêmio.

Helena Linhares – Madrasta de Tita. Formou-se no ensino médio com habilitação em magistério e leciona para crianças pequenas, mas sonha em ter seus próprios filhos. (isso não é mencionado diretamente na primeira parte da história, mas quem quiser saber mais sobre Félix e Helena, sugiro a leitura do spin-off A Voz de Meire, disponível para leitura em breve).

Olívia Ribeiro das Neves – Avó materna de Tita. Casou-se com o pai de Meire que morreu antes de a mesma nascer e um tempo depois com o segundo esposo com quem teve Agnes e Margarida, além dos outros meios-irmãos de Meire que não são tão relevantes para a história quanto essas duas. Formou-se em auxiliar de enfermagem e trabalha num hospital, mas quando não está de plantão se vira nos trinta na cozinha para angariar uma renda extra.

Margarida das Neves Fraga – "Tia" de Tita por parte de mãe, pois Margarida é meia-irmã de Meire. É a filha caçula de Olívia e também a mais "problemática". Abandonou os estudos na terceira série, não gosta de trabalhar, é viciada em cigarro, cachaça e noitadas. Na realidade não tem apego por nenhum dos filhos e tampouco maturidade em suas atitudes, algo que preocupa Olívia.

Maria Clara das Neves (Clarinha) – Prima de Tita. As duas têm apenas dois dias de diferença, nasceram quase juntas. Mantém uma relação terrível com a mãe e odeia o padrasto, como odeia os meios-irmãos e a pobreza em que vive. No entanto, acaba por se contaminar pela inveja que sente por Bárbara e até mesmo pela própria Tita.

Josué Fraga – Esposo de Margarida e padrasto de Clarinha. Para constar, seus filhos mais novos são Tânia e Josafá. Os rebentos de Margarida, apesar de ele ter registrado Hugo e Natasha, não são filhos biológicos dele. Não se sabe exatamente o que ele fez durante a vida, mas todos naquela casa vivem da aposentadoria dele que como a esposa também bebe muita cachaça.

Tânia Fraga – Meia-irmã de Clarinha por parte de Josué, pois é filha biológica dele, apesar de ele não ter registrado Maria Clara como sua filha. Amigou-se com um homem bem mais velho por não suportar o clima na própria casa, apesar de ser ela uma das que mais inferniza os filhos pequenos de Margarida, dentre os quais Clarinha se inclui.

Josafá – Meio-irmão de Clarinha por parte do Josué.

Natasha das Neves Fraga – Meia-irmã de Clarinha por parte de Margarida. Não gosta de bonecas, prefere jogar futebol ou qualquer outra brincadeira em grupo, sendo ridicularizada por Clarinha.

Hugo das Neves Fraga – Meio-irmão de Clarinha por parte de mãe. É muito apegado à Natasha.

Agnes Lopes Coelho – Segunda filha de Olívia, meia-irmã de Meire por parte de mãe, casada com Gilmar, mãe de Bárbara. Pelo fato de ter conseguido um marido que lhe proporciona um bom padrão de vida, gosta de se exibir para os outros e o faz todos os anos promovendo uma superfesta de aniversário para Bárbara que além de ser sua filha mais nova é à sua imagem e semelhança.

Gilmar Coelho – Esposo de Agnes, pai de Bárbara. É um comerciante próspero em Fazenda Rio Grande, devoto à família e gabola por natureza.

Bárbara Bianca Lopes Coelho (Babi) – Prima de Tita e Clarinha. Tem a mesma idade delas, mas espelhando-se em Agnes, gosta de bancar a garotinha prodígio que adora se gabar de tudo o que faz e por tudo o que tem, aproveitando as festinhas de aniversário que ganha todos os anos para maltratar os primos e se exibir.

Cássia Reis – Colega de classe de Tita durante todo o primário, a principal bully de Tita. Desde o primeiro dia da primeira série nutre um ódio mortal por Tita, ainda que a protagonista não lhe tenha feito qualquer mal. É ela a mentora intelectual e moral das maldades cometidas contra Tita.

Profª Dulce – Professora que lecionou para Tita no primário, frustrada na profissão, extremamente recalcada, sem nenhum traquejo para lidar com crianças e omissa às agressões sofridas por Tita.

Profª Daniela – Professora de Português da Tita na quinta série. Uma moça doce, meiga, gentil e que tem uma grande estima por Tita.

Francielle – A primeira amiguinha de Tita na nova escola. Nascida em Tomazina, veio para Curitiba para estudar e morar com a madrinha, mãe de João, mas não se acostumou com a vida na cidade grande e acabou voltando para casa.

João Alberto (João) – Primo de Francielle. Cursa o oitavo ano e tem um grupinho de amigos com quem apronta todas. Tem um grande carinho por Tita pelo fato de ela ter sido muito amistosa e receptiva com Francielle.

Mariana Franco (Mari Franco) – É a líder do grupinho do qual Tita faz parte na quinta série. É uma garota bastante precoce e não gosta de estudar. A mãe Neide adora cozinhar e trabalha aceitando encomendas, o pai trabalha num jornal, mas não fica muito claro se ele é jornalista ou não, pois Mariana vive No Mundo de Mariana, onde o que é importa é o que aconteceu na novelinha e os meninos que ela gosta.

Mariana Oliveira (Mari Oliveira) – Seguidora fiel de Mariana Franco. É a repetente da turma. Mora com a mãe e o padrasto, mas não se entende com o mesmo. A mãe é dona de uma papelaria e ela, quando quer compensar algum problema com as amigas, as presenteia com mimos tipo canetas coloridas e outras fofuras.

Juliana – É a típica falsiane da turma, fala mal de uma para a outra, mas foge quando o bicho pega. No fundo ela tem inveja da Mariana Franco porque queria ser a líder do bando e, claro, terá inveja de Aline também no futuro, tentando imitá-la.

Rafaela Cordeiro da Costa – A princípio a pior inimiga de Mariana Franco por causa do menino Roni. Ela estuda na outra quinta série.

Kelly – Melhor amiga da Rafaela.

Roni Rogério da Silva – É o amor platônico de Mariana Franco desde o início do ano, mas inicialmente teve um affair com Rafaela e no fundo sempre gostou de flertar com todas. Apesar de querer pousar de valentão, está mais para o bobão do colégio.

Aline Gisele Pacheco – A nova aluna que entra na turma de Tita quase na reta final do ano e lança a "onda precoce" que faz com que nossa protagonista se sinta completamente excluída pelo restante do grupo, no entanto, nem tudo o que parece, é...

Leonice Pacheco (Nice) – Mãe de Aline. Ela e os filhos vieram de Prudentópolis após a morte de Rubens, o chefe da família, e estão passando por inúmeras provações na cidade grande. Mulher de muita fé e força de vontade. O maior ídolo de Aline (embora todos pensem que seja algum dos carinhas de boy band ou um dos galãs da novelinha).

Neide Franco – Mãe de Mariana e Leonardo.

Leonardo Franco – Irmão mais velho de Mariana Franco que deveria estar na turma do João (oitavo ano), mas está na mesma classe que a irmã.

Prof. Emival Borges – Acredita-se que Emival leciona matemática, mas reza a lenda que ele passa a aula toda resolvendo livros de caça-palavras.

Prof. Vando (sem sobrenome) – Leciona Geografia e é um solteirão convicto cujo sobrenome está na lista telefônica. Descobriu a vocação para lecionar e tenta transmitir todos os seus conhecimentos de uma maneira consciente e didática, ainda que sua disciplina não seja uma das mais queridas pelos alunos.

Prof.ª Ivana – Professora de Artes.

Prof.ª Neiva – Professora de Educação Física.

Jane Almeida – A temida inspetora da escola.

Vera Lúcia – A diretora da escola.

23 Septembre 2018 00:00:27 0 Rapport Incorporer 0
~

1ª Temporada: Booktrailer


Olá, amigos e amigas! Tudo bem com vocês?

Bem, eu ainda não sou expert em edição de vídeo, mas queria muito (e já é de tempo) preparar um booktrailer para a primeira temporada de Simplesmente Tita, até mesmo para que as pessoas possam entrar no clima da história. Os clipes que editei para esse booktrailer são Perfect - Pink e Who's laughing now - Jessie J, a música de fundo é Thinking of you - Hanson.

https://youtu.be/KZoLH0OlhKc

16 Septembre 2018 00:00:15 0 Rapport Incorporer 0
~

1ª Temporada: Sinopse


Capa por: Rhanna Diaz

Sonhos, caramelos, amarelinhas, balões, pipoca com guaraná, balinhas de coco, pula corda, pique-esconde. Eis que a infância geralmente é uma fase da vida que costuma deixar muita saudade e que toda regra tem sua exceção.
Renata Muriel Neves Linhares, popularmente conhecida por Tita, é filha de pais separados e cresceu acompanhando um silencioso conflito entre ambos, dividindo-se entre o carinho de Félix e o autoritarismo metódico de Meire. Convivendo apenas na presença de adultos, mal esperava a hora de ingressar na escola primária para fazer amizades, porém suas expectativas pueris caíram por terra logo no primeiro dia de aula.
Tita não é bem acolhida pela turma e passa a ser o alvo predileto de Cássia Reis, vivendo episódios dramáticos de discriminação, rejeição e exclusão, os quais não conhecia por bullying porque ainda estamos em meados dos anos 1990, quando pouco se falava sobre esse assunto tão tabu e ao mesmo tempo tão arraigado a nossa cultura.
Desde cedo o sofrimento e as frustrações fazem parte da vida de Tita, mas ela está longe de desacreditar em dias melhores. Seus olhos brilhantes mantêm acesa a chama da esperança de quem não perde a fé de viver o seu próprio final feliz.
Prepare-se para ser cativado por Tita, a doce menina dos olhos de jabuticaba! Embarque nessa emocionante aventura, você nunca mais será o mesmo!
9 Septembre 2018 00:00:19 0 Rapport Incorporer 0
~

Cronologia

Nada como uma linha do tempo para situar aos leitores. Pois bem, vou tentar fazer a de Simplesmente Tita no post de hoje. Espero que gostem! ♥

09 de dezembro de 2003 - Nasce a primeira versão da novela de papel Manicômio.com que queria ser diferente de Malhação. Fui uma das poucas ovelhas negras da minha geração que nunca gostou de Malhação. Tentei ver algumas vezes, mas parei. E nunca vi Rebelde nem Violetta nem Isa TKM nem nada, só abri exceção para a série Galera da TV Cultura (2004) que era maravilhosa por ser numa escola pública e bem realista, além do Brilhante FC, mas enjoei porque a TV Brasil e a Nick reprisaram demais.

Manicômio.com contava a história da turma 2ªA contando com Júlia, Rodrigo, Andréa, Arlete, Raimunda, Profª Paula, Profº Edu Gutierrez, Márcio, Vanessa e a própria Tita. O enredo era muito trash mesmo, e adivinhem como escolhi o nome da diretora? Ela não tinha nome, então eu estava escrevendo o capítulo 2 ouvindo rádio e estava tocando "A mais pedida - Raimundos" e quando a locutora anunciou o nome da banda, não pensei duas vezes. E acho que não encontrei nome melhor, trocadilhos à parte.

Nessa versão a Tita usava trancinhas e tinha dois pais e duas mães, além de ser rebelde sem causa ao extremo, igualzinha àquelas Mary Sues as quais refletem muito os desejos recalcados da própria autora, que projeta na referida personagem o que queria ter e ser.

Em dezembro do mesmo ano recomecei a novela e trabalhei nela por dois anos e meio, sendo que nos últimos meses desejei que a trama tivesse um apelo social maior, cutucando mesmo as feridas da sociedade através do personagem Márcio. Foi escrevendo essa história que mudou o nome para Juventude Transviada em 2006 que comecei a escrever poesias e letras de música. Parei de escrever porque A Governanta me arrebatou de tal jeito que passei a viver para ela.

Fevereiro de 2008 - Iniciei o livro Meus 15 anos, narrado por Tita, inspirada na leitura de Confissões de Adolescente, mas eu sempre tinha um bloqueio quando a Meire morre (ah, parem com essa frescura de spoiler, tá?) e ainda o tenho. Escrevi algumas páginas e parei.

14 de outubro de 2009 - Lá estava uma Mary pesquisando sobre o bullying na internet, lendo relatos de vítimas em comunidades do Orkut, fuçando os blogs de garotas muito especiais que não se viam assim, de repente lá estava uma Mary abrindo um blog no blogger e dando vida à Tita. Pelo menos tive uma visita além da minha: da minha amiga Gabi Tavares que sempre me apoiou.

Esse blog foi ambientado em forma de um diário da Tita, dos 15 anos dela, cumpri o objetivo de narrar o ano letivo de 2003 inteiro. O negócio é trash, então os críticos de nariz empinado que enfiem as palavras amargas nas línguas venenosas e engulam (o horário não me permite falar o que gostaria!), é pra rir, pois pelo menos a Tita escrevendo com revolta e palavrão me soa mais humana que muitas dessas menininhas de hoje em dia que querem pagar de leitoras compulsivas, amantes de música clássica e tudo o mais só para fazerem tipo de legais.

Abril a julho de 2010 - Não me lembro de datas exatas, mas montei um blog chamado Diferente do Padrão o qual eu postava quando me dava na telha os POVS dos personagens (todos, até o mano Piolho) em ordem cronológica. Eles fariam um sentido mais adiante quando esta jogadora viciada em Popmundo fuçaria o perfil de outra garota e descobrisse o Nyah, então não curtindo muito aquelas regras chatas e buscando no google um site que aceitasse webnovelas, encontrando o E-Novelas cujo cadastro era rápido, fácil, bastava checar o e-mail e pronto, mãos na massa.

18 de julho de 2010 - Um domingo de inverno que terminou com o prefácio de DDP publicado.

19 de julho de 2010 - É publicado o primeiro capítulo de DDP.

Janeiro de 2011 - Diferente do Padrão ganha uma retransmissão especial na TV ABREV que durou até outubro de 2011, mesmo com todos os problemas técnicos da web emissora.

28 de fevereiro de 2011 - Escrevo aqui lembrando-me que foi a partir da exibição na TV ABREV que comecei a me ligar nesse negócio de capas e números, pois como as emissoras na televisão, cada web novela tinha metas. Por exemplo, a principal produção que na época era Apocalipse de Pedra visava atingir a casa dos 40 pontos, depois a parte 2 e então DDP que tinha meta de 25 pontos e nem sempre atingia. Nessa época eu não atualizava todo dia, mas às vezes postava dois os três capítulos num mesmo dia, não via problema algum nisso. E enquanto não atualizava a novela, comecei a escrever um texto narrado pela Tita onde ela conta a sua infância aos leitores até chegar aos 15 anos.

Junho de 2011 - DDP é cancelada por motivos de força maior.

Julho de 2011 - Confissões de Laly vai ao ar a partir de 20 de julho.

01 de janeiro de 2012 - Impulsionada pelo fenômeno Confissões de Laly, Simplesmente Tita começa a ser publicada e ganha repercussão no site, sendo pausada em março por problemas pessoais da autora. Nessa versão, Aline e Tita ficam amigas e Adolfo e Tita vivem o primeiro amor.

11 de janeiro de 2012 - Simplesmente Tita mal tinha começado e já ganhou um espaço no extinto blog Identidade Novelas que prometia ser uma alternativa de quem queria entretenimento e boa leitura. O convite foi uma grande honra e ST ficava com o horário das 15:30 porque em vista de outras tramas da casa, tinha um conteúdo mais "leve".

13 de janeiro de 2012 - Quando terminei a terceira temporada no FB, eu estava numa vibe tão positiva que via a novela transformada num livro. Descobri que publicar livro não era um sonho impossível e o Clube de Autores veio como um milagre para mim. É lógico que hoje em dia eu não faria o que fiz naquela época de publicar a história sem colocar parágrafo, fazer pelo menos cinco revisões de texto, organizar a formatação, porém digamos assim que eu me senti realizada por ter conseguido escrever. Mal sabia eu que a dor de cabeça estava só começando.

21 de abril de 2012 - Simplesmente Tita ganha uma "reprise" para recontar a história e alcançar feitos memoráveis, mas por conta de disputas internas e novamente os problemas pessoais, termina sem grande repercussão em 10 de junho de 2012.

Maio de 2012 - Simplesmente Tita chegou a ser exibida por uma semana no blog Mania TV Web, onde Confissões de Laly foi publicada também, mas houve mudança de planos e a exibição foi cancelada.

Julho de 2012 - É fundado o site Clube dos Originais, uma iniciativa que nasceu da união dos autores que escreviam originais no Fanfics Brasil e foram ignorados pela administração do site que nunca montou um ranking por categorias, algo que acontece no Wattpad. Com isso, as webnovelas Preconceitos, Lorde Vampiro e Simplesmente Tita começaram a ir ao ar (atualizações aos domingos) e meta de 10 pontos. Preconceitos foi o fenômeno e embora no início vários usuários criticassem a escolha de Simplesmente Tita, a trama foi adiante. Na verdade, era para A Governanta ter sido a escolhida, mas nessa época um perfil que se passava por uma menina chamada Patrícia Araújo (um fake, descobri depois) colocou sua "Conto de Fadas" na frente. CF era plágio puro e descarado de A Governanta, mas AG teve o seu momento de glória meses depois quando foi para o WNBM e o Jovens Escritores, um primo do CDO, chegando a alcançar 114 pontos de média e ter especial de Natal. Quando Preconceitos acabou, Simplesmente Tita começou a liderar isoladamente na audiência até o fim da história, em fevereiro de 2013. O site fechou em maio de 2013.

Estou com dificuldade para colocar aqui os vídeos das aberturas de Simplesmente Tita, mas essa é pauta para outro post.

14 de outubro de 2013 - Após algum tempo promovendo a reformulação de Simplesmente Tita, a história ganha um espaço no antigo Webnovelas by Mary, com a 1ª temporada sendo publicada em 20 capítulos, com a aparição da personagem Maria Clara ou Clarinha, a prima da Tita. A 2ª temporada estreou no dia 18 de novembro de 2013 e no blog a história foi postada até a temporada 4.

07 de dezembro de 2013 - Por acaso reativei a conta que tinha criado no Nyah em 2012 e tentei a sorte com Simplesmente Tita, postando-a em 7 temporadas até abril de 2015, quando cancelei-a.

Janeiro de 2015 - Nasce a coletânea poética de Simplesmente Tita, Asas de Anjo.

Julho de 2015 - Excluí minha primeira conta no Nyah no final de junho de 2015 e decidi ficar no Wattpad onde criei uma conta em 2014, no entanto apesar da enorme dedicação, ST nunca conseguiu vencer o The Wattys e tampouco ser a queridinha das embaixadoras, no entanto aprendi muito nessa plataforma, passando a separar as temporadas em livros diferentes e a tratar meu trabalho com mais profissionalismo porque não importa que eu não seja remunerada por escrever, assim que coloco uma história ao alcance do público, é meu dever terminá-la, respeitar cada leitor e oferecer a ele um conteúdo digno do tempo que será empenhado.

03 de maio de 2018 - Conheci o Inkspired e sem bajulações, gostei muito daqui e, notando que a plataforma possui recursos que me são muito importantes (texto justificado e a possibilidade de programar as postagens), decidi me cadastrar aqui e começar uma nova vida como escritora, resgatar minha autoestima e escrever com mais liberdade, amor, entrega.

Espero que vocês me acolham bem aqui e saibam que estou muito feliz de fazer parte do Inkspired, que espero trazer muitos leitores para cá e ver essa plataforma crescer bastante. Quero que Simplesmente Tita faça parte disso.

2 Septembre 2018 00:01:00 0 Rapport Incorporer 0
~
En savoir plus Page de démarrage 1 2 3