AA Partager

Daenerys e Wanda sofrem do mesmo mal. São mulheres poderosas em Hollywood, e como as mulheres poderosas terminam suas histórias? Diminuídas, humilhadas lhes é retirado todo o seu potencial. Primeiro são vistas e tratadas como o ideal de beleza, um objeto a se possuir e ostentar. Depois relegadas a uma maternidade compulsória, qualquer coisa fora disto é tida como monstruosa, a mulher impiedosa, a narcisista, mãe cruel e super protetora.


Daenerys e Wanda tem o poder em si, a magia acorda nelas e se manifesta em seu mundo, não é permitido conhecer e lapidar esse poder, elas são impelidas a sobreviver, obrigadas a suportar situações desumanas e passar por elas da melhor forma possível mesmo que isso lhes acarrete cicatizes físicas e emocionais horripilantes, a resiliência é tida como algo sobrenatural nelas e não uma consequência das circunstâncias que vivem.


Quando elas conquistam seus objetivos são tidas como perigosas, de alto potencial destrutivo, caóticas, desequilibradas. Novamente retirado tudo, sua força, dignidade, a aparência padronizada e agradável que é importante também para o local de poder que elas ocupam, as despojam de tudo que é vital e lhe fazia bem.

A ruptura acarreta em reações violentas, dramáticas e tristes, fazendo todos que antes as adoravam e tratavam como deusas as repudiem, se voltem contra, planejem sua morte e a executem geralmente com uma traição e ódio tão eficazes que é impossível sobreviver nem que seja a lembrança das coisas boas que fizeram.


Do outro lado, temos a Capitã Marvel, uma mulher comum que passou suas dificuldades e chegou onde quis, aquilo que era seu objetivo foi conseguido a base de muita luta, mas ainda assim não era o suficiente, ela tinha que sorrir, tinha que ser simpática e reconhecer tudo lhe deram, mas o que deram para ela? Nada. Ela não achou o poder, ou se tornou piloto de graça, teve sua vida e memórias roubadas por um homem mentiroso, controlador e cruel. Não temos um plot romântico mas o relacionamento entre ela e seu "mestre" é extremamente tóxico, ele conhecia todo o potencial dela e o cerceava, cortava seu barato e nunca confiava nela para que realizasse a missão que lhe era imposta. Essas 3 mulheres completamente maravilhosas sofrem do mesmo mal: machismo estrutural, a mulher louca que não pode ter poder, a histérica que não consegue se controlar e a antipática, a masculinizada, como se nós tivessemos que andar o tempo inteiro de dentes abertos por ai.



Eu poderia criticar as questões técnicas dos filmes e da série mas esses roteiros fracos e padronizados para diminuir a mulher se sobressaem muito mais que qualquer crítica.

Eu jamais me importaria de Daenerys se transformar na vilã de GoT se isso fosse bem construído, estruturado, tivesse um desenvolvimento, assim como o romance com Jon Snow que a bem da verdade na série teve 3 momentos de destaque e sinceramente não fede e nem cheira.

Nos livros ele é completamente diferente, talvez pelo impeto juvenil, mas por ser sim mais enérgico e original. Wanda sempre foi vilã, nos quadrinhos, nos desenhos e ela teve seus motivos, mas a maneira como ela foi desenvolvida nesse filme é vergonhosa, todo o trabalho da série foi jogado no lixo no momento em que decidiram colocar não só o livro dos condenados na história mas fazer ela voltar a todo luto e dor da perda dos filhos.


O Visão morrer 2 vezes não foi o suficiente, pegar as crianças e jogar no limbo e esperar que ela não fizesse absolutamente nada é algo bizarro, previsível e baixo. O certo é todos viverem ao redor do Homem de Ferro e do Strange pra concertar as cagadas deles? Pra fãs que chegaram agora no universo pode até ser, pra mim jamais será aceitável. Nós precisamos urgentemente dar voz e espaço para mulheres no cinema, não só como atrizes mas como roteiristas, diretoras, produtoras, esse abismo na forma de representar quem somos só vai mudar com nossa presença, com nossa vivência transposta para mundos diversos. Para debater de igual pra igual, para ser justo.

9 Juillet 2022 23:51 2 Rapport Incorporer 2
~
En savoir plus Page de démarrage 1