-pedromilagres-efi Sertidão do Cer

Esse conto emergiu de uma junção de experiências e lembranças pessoais, que tem como medula as emoções. Elas fazem parte da vida de todo ser, humano ou animal, moribundo ou não. Qualidade à parte, as reflexões trazidas no texto em questão serão necessárias em algum momento da sua vida, principalmente se estiver na busca de si


Cuento Todo público.

#emoções #angústia #Nietzsche #Schopenhauer
Cuento corto
1
7.3mil VISITAS
Completado
tiempo de lectura
AA Compartir

Um conto das emoções, pra quando a vida se torna sensível...

Uma infância inteira se construiu em um espaço, em uma casa, e, essa mesma infância há tempos deixada, estava a ser recuperada. Assim como a infância rudimentar abandonada, a casa também se encontrava esquecida num cantinho no interior de Minas Gerais. Que não as fotos, nenhum outro vestígio eu tinha para lembrar, mas talvez tudo poderia estar lá.

A seu encontro me questionava a todo momento o que eu poderia encontrar, em qual estado, quem poderia lá estar... Devido a ausência de evidências, andava pela estreita estrada de terra pensando em todo tipo de possibilidades, impossíveis de serem constatadas sem a evidência dos acontecimentos.

Chegando lá, um misto de sentimentos entranha a minha carne. Visualizei aquela humilde e deslumbrante estrutura concreta em minha frente. Pequena e sedutora. Tomada por um alto matagal, apenas se viam o alisar de duas resplendorosas janelas ausentes, dispostas ao meio pelo espaço de porta que lá veio a existir, desgastadas pelo tempo. Sua cobertura, intacta, era revestida por telhas feitas às coxas, graças à diáspora negra que de tanto conhecimento tecnológico nos alimentou. O típico crucifixo exposto em frente as tradicionais casas do interior, ali não se encontrava mais. Distante de qualquer estrutura moderna e entre as verdes montanhas mineiras, o terreiro, o paiol, o chiqueiro, o galinheiro não mais existiam, e foram tomadas pelos matagais.

Enfim, deixando de lado fisionomias, a curiosidade me pedia para aproximar e adentrar a casa, o medo me afastava dessa possibilidade. Devido a inexistência de fatos, supunha que ali poderia estar residindo alguma simples família, ou fugitivos da polícia, ou moradores pouco simpáticos a presença humana..., ou até mesmo canibais..., sei lá! A curiosidade poderia me levar a morte, e o medo me impediria de ver o chão onde dei meus primeiros passos. Me vi diante de duas opções, ou voltava e deixava por esquecido os cômodos a qual eu cresci, ou enfrentava o risco e seguia em frente, até que eu ouvi um leve sussurro em meus ouvidos: “Amor fati. Naquele momento certifiquei-me de ter vivido o melhor possível em minha vida, e então segui na busca de sinais que pudessem sugerir algo. Circundei a casa tentando captar vestígios humanos, recentes alterações no espaço e sons dentro da casa. Me tranquilizava o fato de nenhum sinal ser encontrado.

Por fim, fui ao encontro do inesperado, já estava disposto a não voltar e viver a mesma vida de sempre, sem a minha infância perdida. Adentrei com a cabeça por uma janela e, surpreendentemente, encontrei o que reconfortava meu coração (mas não mais o que minhas expectativas aguardavam), o nada. Aquele nada era composto por paredes e pedaços do teto caído, que a um mero expectador não passaria disso. Logo mais, ao cômodo vazio se envolvia meu corpo, marcado por memórias e emoções que fugiam aos espectros mais racionais, histórias que se emergiram do nada e alimentaram ainda mais minha atração pela vida.

Na volta para casa um novo eu saía de lá, convencido de que minhas experiências, premissas e constatações podiam ensinar a todos. Queria aconselhar ao mundo sobre a importância dos sentimentos e da melancolia, falar de como superei a angústia pelo medo, o inesperado e a curiosidade, mostrar que o nada pode ser tudo e tem muito a nos dizer sobre quem somos. Contei minhas histórias a um primeiro amigo que nada o surpreendeu, a um segundo que me viu como louco, a um terceiro que me deu as costas, a um quarto que toda atenção deu para não me magoar e, nada sentiu. Mas como em minha mente a experiência fazia sentido e tudo via, mas da boca para fora ninguém sentia?

No reconforto dos pensamentos, lembrei quando Schopenhauer nos disse que o mundo é feito de vontades, e na sua ausência tudo se torna uma fantasia. Aqueles sentimentos e vivências só faziam sentido a mim pela vontade da busca de um eu interior, e jamais poderiam fazer sentido a quem não pudesse senti-los em suas vidas. Quando dei por mim, aqui estava eu escrevendo, passando meus sentimentos para o papel na busca que algum dia alguém leia e sinta os aprendizados, ou que daqui vinte anos eu me reencontre em minhas palavras.

Ah!!! E sabe o que eu queria falar aqueles meus quatro amigos? Que nosso universo interno de emoções é despertado pelo mundo e queremos sempre nos autossabotar com a angústia, mas, se buscarmos sempre pelo nosso super-homem, a angústia será apenas a areia do no nosso grande mar que é a satisfação pessoal. Aquele dia eu queria que eles entendessem no meu tempo, agora, escrito, algum dia eles podem ler e usar em suas vidas.

8 de Enero de 2020 a las 00:09 1 Reporte Insertar Seguir historia
2
Fin

Conoce al autor

Sertidão do Cer "Querido diário...." Sou um mero vagante curioso pelo mundo que não se contentou apenas em pesquisar. Vim de um lugar, no interiorzinho de Minas Gerais, onde várias forças confluiram para que eu não chegasse onde estou, mas cheguei! Então, aqui nada mais é que uma fuga do ringue (ou será uma extensão dele?). Aparentemente, cada texto é uma inquietação do meu eu tentando se achar em meio ao carretel interno de sentimentos, formalismos e rebeldias, e tentando deixar pegadas pelo mundo.

Comenta algo

Publica!
Eduardo Miranda Eduardo Miranda
Como estás Pedro Milagres? Tudo Bem? Faço parte do Sistema de Verificação e venho lhe parabenizar pela Verificação da sua história. Achei muito interessante este texto, filosofar sobre a própria existência e refletir sobre a própria origem é um grande desafio. Descrição do local e o ambiente foram muito bem feitos, pude por alguns momentos estar no interior de Minas Gerais, o cheiro da terra e fogão a lenha por algum motivo também invadiram minha imaginação. Acredito que todos nós temos em algum momento de nossa jornada está ânsia de obter informações tão íntimas, saber mais sobre nós mesmos como se isso fosse um passaporte para reajustar nossa rota. Quanto ao fato dos amigos não terem tido a mesma reação, entendo que seja porque simplesmente não é o momento deles, cada um de nós possui seu próprio relógio externo e interno e no tempo pessoal de cada um as necessidades filosóficas vão se aflorando e exigindo respostas, portanto é supernormal as reações de cada um deles. Pedro, seu texto cada vez mais cognitivo, não encontrei nenhum erro e isso enriquece ainda mais a leitura de um ótimo texto como o seu. Este conto na verdade é uma reflexão e certamente acrescerá algo em alguns leitores, esse tipo de escrita agrega em todos os sentidos. Parabéns.
October 03, 2020, 17:02
~