Short tale
13
4.2k VIEWS
Completed
reading time
AA Share

Quando Crescer

O que você vai ser quando crescer? – Perguntou o homem a criança.

O garoto o olhou pensando em como aquela pergunta era sem sentido. Como assim o que eu vou ser quando crescer? – Pensou o garoto. O menino pensava assim porque não fazia ideia do que ia ser, aliás quem sabe o que realmente vai ser quando crescer?

Essa pergunta boba é feita com frequência para todos os jovens, eu mesmo já a ouvi diversas vezes e confesso que a fiz em outras oportunidades. Porém ainda não consegui entender o sentido que tal pergunta tem, já que ninguém sabe o que vai ser.

O garoto cresceu. Passou pela adolescência e nessa fase ele achava que tinha a resposta para a pergunta, mas a verdade é que o pobre coitado não fazia a menor ideia do que ia ser quando crescesse.

Quando se aproximava da fase adulta, teve certeza de que não fazia a menor ideia do que ser quando crescer. Foi então que percebeu que já havia crescido. O garoto que agora já era homem se lembrou da fatídica pergunta “O que você vai ser quando crescer? ” E então sorriu. Sorriu porque se lembrou também de quando era adolescente, e achava que sabia o que se tornaria quando adulto, mas agora que adulto era, percebeu que se tornou alguém muito diferente do que imaginou ser. Foi então que notou que até mesmo agora que era crescido ele não sabia responder a tal pergunta.

Na vida não sabemos nem o que vamos ser amanhã, quanto mais uma criança saber o que vai ser quando crescer. Toda vez que planejamos nosso roteiro a vida ri da nossa soberba e nos tira do planejado. A vida é um teatro de improvisos, nunca saberemos o que vamos ser quando crescer.

Jan. 17, 2019, 4:35 p.m. 15 Report Embed Follow story
129
The End

Meet the author

Junio Salles Nascido em Belo Horizonte, desde pequeno vivia em mundos de fantasia criados por mim mesmo em minha cabeça. Sempre preferi ficar sozinho imaginando e criando histórias baseadas no que lia nos livros ou assistia na TV. A maioria das histórias que criei não escrevi, mas agora de um tempo pra cá tenho passado pro papel esses roteiros que estão na minha cabeça. Espero que gostem

Comment something

Post!
Isís Marchetti Isís Marchetti
Olá, tudo bem? Faço parte do Sistema de Verificação e venho lhe parabenizar pela Verificação da sua história. Que conto maravilhoso! Uma reflexão tão profunda que me faz questionar sobre mim mesma. Me fez pensar no meu passado, e sobre a resposta que eu sempre dava para essa pergunta, na verdade sempre foi a mesma, e hoje, já adulta, percebi que não consegui ser o que desejava ser quando crescer. Seu conto é impressionante, e acredito que você queria que todo leitor parasse para pensar e refletir sobre o tema, porque é isso que ele nos faz fazer, parar, pensar e refletir. Pensar se estamos seguindo o caminho certo para ser aquilo que queríamos, ou se já queremos ser outra coisa ou se seguiremos somente com a maré e seremos aquilo que for mais fácil ser. Parabéns pela coerência e estrutura de seu conto, ficou fantástico. Eu me pergunto se o menino, quando criança, pensou em várias respostas sobre o que queria ser quando crescesse, ficaria ele desapontado com o se eu adulto de agora, por não ter sido aquilo que queria ser? Mas a verdade é que, mesmo adulto nunca seremos aquilo que queríamos ser quando criança, até porque nossa visão e percepção das coisas mudam conforme amadurecemos, e acredito que isso realmente interfira no caminho que escolhemos trilhar. Parabéns pelo conto reflexivo! Seu texto ficou claro e de fácil entendimento, realmente surpreendente. Desejo a você sucesso e que, se você não é aquilo que queria ser quando criança, tenha se orgulhando daquilo que virou agora adulto. Abraços.
June 01, 2020, 20:07

  • Junio Salles Junio Salles
    Muito obrigado pelo seu comentário. Palavras assim me motivam a escrever mais. Fico feliz que tenha gostado e adorei a sua interpretação. Abraço June 02, 2020, 01:45
Carmen Coutinho Carmen Coutinho
Gostei bastante do texto.
August 15, 2019, 14:59

MS Micaela Sakamoto
Gosto como você me faz pensar com suas palavras
February 22, 2019, 14:25

AR Alice Rebolho
Às vezes, eu tenho muito medo de planejar minha vida justamente pelo fato da frustração
February 16, 2019, 00:14

  • Junio Salles Junio Salles
    As frustrações fazem parte da vida e devem ser incluídas no planejamento February 18, 2019, 11:37
ME Malaquias Ezequiel
Gostei da linha de pensamento e da forma como coloca o debate sobre essa pergunta.
January 24, 2019, 11:22

JS Jamaes Silveira
Fiquei pensando no texto e nos sonhos que tinha quando criança
January 17, 2019, 17:05

  • Junio Salles Junio Salles
    As vezes é bom refletirmos sobre nossos próprios sonhos January 17, 2019, 17:12
Liliane Cris Liliane Cris
Eu mesma já me perguntei várias vezes o que eu seria quando crescer mas a cada dia que passa as coisas saem mais do planejado
January 17, 2019, 16:37

~

More stories

Finding Eden Finding Eden
Angels Of Three Angels Of Three