palasemple Palas

Um chuvisco de história, sobre uma menina que chuviscava.


Children All public.

#poema-em-prosa #personagem
Short tale
3
5.6k VIEWS
Completed
reading time
AA Share

Chuvisco

Chuviscar acho que é um estado natural das coisas. Muita coisa pode chuviscar, se você quiser. Televisão costumava chuviscar quando não pegava, chuva chuvisca quando tá com preguiça, nossa cabeça chuvisca vez por outra e uma vez eu conheci uma menina que chuviscava.

Parece que a única coisa socialmente aceitável de se fazer quando está chuviscando é continuar andando. Tanto correr quanto parar e ficar embaixo de um toldo são meio ridículos porque puxa vida, é só um chuvisco. Abrir o guarda-chuva também faz as pessoas te olharem meio torto porque, afinal de contas, guarda-chuva é o artefato mais desengonçado já produzido pela humanidade. Ou, talvez, o que é desengonçado são as ruas, com seus postes que ficam muito no meio da calçada, e aí você abre o guarda-chuva e não consegue passar. Aí as outras pessoas têm que levantar o guarda-chuva delas bem alto para conseguirem passar por você e fica aquela zona.

Não abra o guarda-chuva quando chuvisca. É ofensivo.

Chuvisco também se ofende quando você abre seu guarda-chuva perto dela porque por que alguém ia se ofender com alguém que nunca levanta a voz e é tão calma? Ela é toda assim, sabe. Tudo que ela faz, ela faz quieta. Só anda e corre na pontinha do pé, pra não fazer muito barulho, e sempre morre um pouquinho do coração quando os talheres batem no prato e fazem aquele barulho de restaurante. Ou quando ela está tomando suco de caixinha, aí chega no final e faz aquele sluuuuuuuuuuuuuuurp. Como ela odeia quando isso acontece com ela. O problema é que ela tem uma dificuldade enorme de chamar atenção das pessoas. Não que ela faça questão, mas às vezes ela precisa. Então ela chuvisca pouquinha coisa mais forte perto de quem ela quer que olhe pra ela e fale “o que foi, Chuvisco?”

Eu tenho a sensação de que o chuvisco é esquecido na metereologia. Você nunca liga a televisão e a pessoa do tempo está falando “olha, hoje vai chuviscar à tarde. Mínima de 12 graus em Curitiba, máxima de 86 em Cuiabá”. Não, ninguém diz isso. Tem as pancadas de chuva, mas pancada de chuva não é chuvisco. Pancada de chuva é quando está chovendo e você liga pro seu amigo, desmarcando o encontro que vocês iam ter, mas aí, quando a ligação termina, a chuva já acabou e nem molhou nada, e seu amigo fica achando que você mentiu. Não, o chuvisco é honesto. Chuvisco está sempre ali, mas se você não prestar muita atenção, vai acabar com frio e com a meia molhada.

Sim, ela é honesta, e não é porque ela fala baixinho que ela vai deixar de te falar que você é um nojento porque está pisando no chão do quarto dela com a meia molhada. E não perde a paciência — vai continuar te dizendo uma, duas, dez vezes até você tomar vergonha na cara. E, em nenhuma delas, ela vai te olhar no olho. Lá pela sexta vez, você vai achar que ela te odeia, mas isso não é verdade. Ela pode ser um pouco fria, mas quem não gosta quando chuvisca no meio da tarde?

Sept. 19, 2021, 2:05 a.m. 2 Report Embed Follow story
6
The End

Meet the author

Palas (Nature) will cleanse me in great waters, and with bitter herbs make me whole.

Comment something

Post!
Isís Marchetti Isís Marchetti
Olá! Tudo bem com você? Faço parte do Sistema de Verificação e venho para parabenizar pela Verificação da sua história. Acredito que todos nós temos um pouco desse chuvisco e alguns dias são piores que outros e em outros dias, aceitamos eles de encontro ao nosso rosto de boa vontade. Tudo vai depender, sempre, do nosso estado de espirito e no fim, tá tudo bem! Pode ser que eu tenha viajado demais agora, mas eu realmente gostei demais dessa história, me fez parar e pensar sobre muitas coisas e em muitas garoas. Bom, a coesão e a estrutura do seu texto estão ótimas! A narrativa trás um texto que por si só, já leva o leitor a parar e pensar, refletir sobre muitos fatores e sobre sua própria chuva, eu simplesmente fiquei encantada com a criatividade que você usou pra desenvolver esse texto! Quanto aos personagens, adorei o fato de você não ter dado a ela limites, para que quando o leitor lesse pensasse em uma única pessoa, achei incrível porque graças a esse detalhe, eu como leitora me coloquei naquele lugar e senti como se o texto fosse essencialmente sobre mim. Foi uma experiencia incrível demais. Quanto à gramática, sua história está muito bem escrita e tem uma desenvoltura super atraente, que prende a atenção de quem está lendo do começo ao fim. Seu trabalho foi algo magnifico! Desejo a você sucesso e tudo de bom. Abraços.
November 16, 2021, 23:08

  • Palas Palas
    !!! Agradeço muito pelo seu comentário, muito mesmo! Você não viajou, não! Pelo cnotrário: eu fico muito feliz de você ter se identificado e acho que temos, sim, todos um pouco de chuvisco dentro de nós. Personificar coisas muito cotidianas traz isso, acho -- a gente faz isso inconscientemente, atribui nossas emoções às coisas e é influenciado por elas de volta. (Talvez eu que esteja viajando agora, porém) November 24, 2021, 13:14
~