Suporte e conselhos

Back to 'Suporte e conselhos'

Diálogos

Desde que eu comecei a escrever, eu sempre tive muita dificuldade para desenvolver um diálogo entre as personagens. Vocês teriam dicas para me ajudar com isso?

January 27, 2019, 20:14 4
Join this community

Comment something

Post!
Ícaro de Brito Ícaro de Brito Bom... Converse e ouça as pessoas conversarem kkkkkkkkkkk Personagens são pessoas e diálogo é ação. As dicas que li nos outros comentários também são bem legais. Mas pensa nisso. São pessoas conversando. Aí você tem que conhecer do seu personagem para pensar: "O que ele quer falar agora?" ou "O que ele não quer falar agora?" kkkkkkkkkk E também "como" vai falar. Mas vou chamar atenção para um detalhe importante chamado infodump. É quando você usa o diálogo para dar informação sobre algo. A gente fica tentado a fazer isso mesmo quando sabe que NÃO É PARA FAZER ISSO. Tipo... "-- Precisamos pegar o Lagrivetrix, o amuleto mágico criado pela Senhora do Tempo na Terceira Era Glacial. Só com ele podemos derrubar o ditador do nosso país,que foi eleito pelos apoiadores do Partido Bananal e acabou enganando a todos com suas conversas populistas. -- Verdade, o Lagrivetrix é o único artefato capaz de nos fazer voltar no tempo e desmentir expor as lorotas do João Banana antes que ele tome o poder e implante os Atos Inconstitucionais, que nos privaram da nossa liberdade e nos obrigaram a viver nessas cavernas, que inclusive, foram escavadas pelos antigos povos galiman há uns 100 mil anos." Esse não é um diálogo que aconteceria na vida real. Ok, numa história de fantasia, por exemplo, muita coisa ali não aconteceria na vida real. Mas os leitores precisam se identificar. Os tais personagens já sabem do Lagrivetrix, do João Banana, Partido do Bananal, e quem liga pros povos galiman que escavaram as cavernas onde eles estão enfiados? Pensa no diálogo não como uma forma de explicar coisas, mas de "mostrar" coisas. É um momento de interação entre dois ou mais personagens. O que essa interação diz sobre os personagens e sobre os acontecimentos da história?
March 16, 2019, 02:25
Deryk Warrel Deryk Warrel Melhor dica que eu posso te dar quanto à isso é evitar muita formalidade, pensa em como você conversa de maneira diferente dependendo de com quem tá falando e raramente usa os termos mais precisos no dia a dia. Faz sentido o seu personagem falar de uma maneira mais formal? Ele tá fazendo um relatório ou só jogando conversa fora? Se pergunta essas coisas, e leia (ou imagine que está lendo, caso tenha vergonha) as falas em voz alta, se algo parecer estranha ou soar artificial, você vai conseguir identificar o que tem de errado ali.
March 13, 2019, 02:40

  • Ícaro de Brito Ícaro de Brito
    Dica interessante essa de ler em voz alta. Eu nunca tinha pensado nisso kkkkkkk March 16, 2019, 01:54
Kauan Delgado Kauan Delgado Bom, eu não costumo muito fazer diálogos com os meus personagens que crio. Mas sempre quando faço procuro não criar diálogos e comentários entre eles muito informal, mas depende do tipo de personagem que você quer criar. Mas não tente colocar um coisa muito grande para não parecer que um personagem faça um discurso para o outro. Espero que eu tenha ajudado, beijos!
February 08, 2019, 23:32