0
5.0k VIEWS
AA Share

Uma nota sobre "A Consequência da Felicidade" e livros futuros

Apesar de a história precisar de uma atualização nos capítulos finais em relação ao enredo, que ficou um pouco repetitivo, não poderei fazê-la nem tão cedo, pois agora meu foco total é na carreira como desenvolvedora frontend. Também tinha em mente uma outra história com personagens novos inspirada em Ghost in the Shell, com uma temática pré-cyberpunk, mas também não vai rolar nem tão cedo, a menos que eu termine por desenvolvê-la através de uma história interativa semelhante à Detroit Become Human como parte de um projeto de programação em javascript.

Aug. 27, 2021, 6:25 p.m. 0 Report Embed 0
~

Notas de Atualização da Versão 4 de "O Preço da Felicidade" (06/02/21)

Observação: somente para leitores anteriores a 6 de fevereiro de 2021. As notas abaixo não devem ser lidas por quem está lendo pela primeira vez após esta data.


O Preço da Felicidade é uma história fictícia que está em desenvolvimento desde abril de 2018. De lá para cá, muito mudou em relação a versão original – o título foi alterado três vezes e o enredo foi aperfeiçoado e polido de diversas maneiras, com objetivo de entregar um produto de melhor qualidade ao leitor, tal como acontece no mundo dos filmes e jogos, onde lidamos com reboots que são feitos pela mesma razão aos espectadores e jogadores.


Dentre as quatro versões, esta é a que menos mudou em comparação com a anterior. Ela foi necessária devido a várias lacunas que acabaram ficando perdidas dentre os vários remendos que eu havia feito desde a versão original, sendo a pior delas a insistência teimosa em manter o capítulo 1 similar à Noite Chuvosa original.


Ano passado, quando atualizei para a versão 3, acabei me preocupando excessivamente em como a história iria terminar, pois a versão 2 já estava no capítulo 16 e eu ainda continuava a aumentar a bola de neve de falhas oriundas dos remendos feitos da versão 1 para a 2.


Depois de refletir sobre como o enredo estava caminhando, a solução que melhor considerei foi excluir todos os capítulos após o 11 e fazer diversas alterações em todos os anteriores, mas ainda assim acabei deixando algumas gafes para trás, como o início da história.


Até eu terminar o atual capítulo 16 (O Estado do Império), por exemplo, não existia um prólogo e o pouco de história anterior ao capítulo 1 era resumido ao desabafo de Melanie nos capítulos 3 e 4.


Quando eu enfim criei um início, cometi outro erro – o de escrever um capítulo introdutório que não levava a lugar algum. A partir da soma de todos esses fatores, vi a necessidade de alterar o enredo mais uma vez.


O que muda:


Prólogo – Dividido em duas partes. A primeira ganhou poucas alterações e a segunda se transformou no novo capítulo 1.

Capítulo 1 – Recebeu alterações críticas para que pudesse ser, de fato, considerado como o início do enredo, desta vez excluindo fatores desnecessários e que não seriam abordados posteriormente.
Spoiler: Daniel discorda do plano de Melanie de assassinar todos os membros do Sindicato que não fossem os líderes, mas diz para ela continuar a investigá-los e montar um dossiê, por pensar em outro meio de acabar com a organização de maneira que não terminasse em um banho de sangue desnecessário
PS: A van Sprinter foi trocada por uma minivan KIA Grand Carnival.


Capítulo 2 – Em consequência das alterações anteriores, somado a passagem de tempo de três anos, recebeu o preenchimento desta lacuna e o acréscimo de um fator importante após o encontro de Daniel e Emily com Carol.


Capítulos 3, 4 e 5 – Alterações mínimas para adequar às anteriores.


Capítulo 6 – Mesclagem entre os capítulos 5 e 6 da versão 3. Recebeu algumas poucas alterações importantes.
Spoiler: Pelo fato de a van ter sido trocada por uma minivan já no início do enredo, a mudança de veículos em Rosário foi removida.


Capítulo 7 – Parcialmente reescrito após a chegada das duas amigas à San Luis.


Capítulo 8 – Mais da metade foi reescrita, algo que se mostrou necessário devido a maneira como foi apresentado na versão 3.


Capítulo 9 – Recebeu um pequeno acréscimo de enredo necessário para complementar a realização de um evento futuro. O sonho da Emily foi removido deste capítulo e transferido para o 11.


Capítulo 10 – Acrescentei um diálogo importantíssimo no final, necessário para uma melhor compreensão do porquê Emily ter reagido daquela forma diante da confissão de Melanie.


Capítulo 11 – Apenas a maneira como Emily reagiu àquela descoberta foi alterada.


Capítulos 12 e 14 em diante – Alterações mínimas para adequar às anteriores.


Capítulo 13 – A passagem de tempo entre o início e o meio da primavera recebeu acréscimos importantes que eu acabei não tomando o cuidado necessário para incluir na versão 3.


Capítulo 18 – Por estar longo demais, cortei a narração final e a transferi para um capítulo novo, o 19, que também recebeu a primeira metade do epílogo.

April 8, 2021, 1:19 a.m. 0 Report Embed 0
~
Read more Start page 1