Esquadrão da Revisão Follow einem Blog

embaixadabr Inkspired Brasil Os autores estão indecisos, escondidos, com medo: a Gramática os ameaça de todas as formas. É neste cenário caótico que um esquadrão se formou: soldados competentes em busca de justiça, recrutando mercenários para lutarem ao seu lado e, juntos, combaterem o Obscurantismo. Assim, o Esquadrão da Revisão ergue-se contra a tirania da Gramatica para submetê-la aos autores. Entender como funciona a gramática normativa é a base de qualquer escritor. Passar a ideia da cabeça para o papel de forma harmônica é a maior dificuldade de muitos literatos. Nós queremos, neste blog, mostrar a vocês que a gramática não é uma tirana; ela não passa de uma ferramenta que serve para ajudá-los. Juntem-se ao nosso esquadrão para desvendar os mistérios da Gramática e de suas normas.

#revisão #gramática #EmbaixadaBrasil #acentuacao
AA Teilen

Um pouco sobre preposições: O que são e como usá-las

📷


Um pouco sobre preposições: O que são e como usá-las

Texto por Megawinsone e Camy


Olá, caro leitor! Tudo bem?


Neste pequeno texto, falaremos sobre as preposições, os tipos que existem, o porquê de conhecermos essa classificação e as diferenças das preposições para os advérbios. Preparados? Então vamos!


A preposição é uma palavra invariável que une dois termos numa mesma oração, submetendo um termo ao outro e, com isso, formando relações que fazem sentido dentro de uma frase. Assim, nós temos um termo antecedente (vem antes da preposição) e um consequente (vem depois da preposição).


Dentro da escrita, é essencial sabermos quais são as preposições, como elas funcionam e qual verbo ou termo acompanham, porque elas fazem a união entre as frases. Quem tem dificuldade em utilizar preposições não consegue elaborar um texto coeso e suave de ler, porque preposições bem utilizadas impedem que o texto seja travado e cheio de termos soltos. Assim como as conjunções (que veremos em breve), elas são a cola que mantém as frases unidas e com sentido.


As preposições essenciais só funcionam como preposição. Isso significa que sempre, em qualquer contexto, elas têm função prepositiva. Você provavelmente as viu durante o Ensino Médio (é bem comum os professores pedirem para que as decoremos): a, antes, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.


As preposições acidentais, por outro lado, são palavras que funcionam como se fossem uma preposição, mas também podem ter outras classificações de acordo com o contexto. É o caso de: durante (pode ser advérbio temporal), como, menos, senão (pode ser substantivo), segundo (pode ser numeral), entre outras.


➔ André foi o segundo a cruzar a linha de chegada. (numeral)

➔ Mariana tomou uma decisão segundo sua consciência. (preposição)


Assim como os advérbios, as preposições expressam diversas circunstâncias. Celso Cunha as separa em preposições de movimento e preposições de situação. Dentro de cada grupo, ele ainda faz a separação entre noção, tempo e espaço. Não trabalharemos com classificações tão específicas porque isso foge um pouco do nosso objetivo, porém achamos importante que você saiba que existem divisões mais específicas dentro das preposições.


Nós trataremos apenas sobre circunstâncias, porque isso é o importante na hora da escrita.


Analisemos alguns exemplos de circunstâncias:


➔ Estivemos em Berlim. (lugar)

➔ O ônibus veio de Porto Alegre. (lugar)

➔ Na próxima assembleia, não votarei em branco. (modo)

➔ As idosas foram colocadas em fila. (modo)

➔ Infelizmente o destino de Laura será decidido por votação. (modo)

Por quase três anos, ele morou nessa casa. (tempo)

➔ Maria chegará em duas horas. (tempo)

➔ A casa já está desocupada por seis meses. (tempo)

A duzentos metros daqui, passa uma estrada de ferro. (distância)

➔ Maria morreu por atropelamento. (causa)

Com a enchente, os agricultores perderam toda sua produção agrícola. (causa)

➔ Chorou de alegria. (causa)

➔ Esse trigo veio do Uruguai. (origem)

➔ Joana apagou suas anotações à borracha. (instrumento)

➔ Minha mãe podou a roseira com uma tesoura de jardinagem. (instrumento)

➔ Marina veio para ficar em definitivo. (finalidade)

➔ Comprei estes docinhos para alegrar o aniversariante. (finalidade)

➔ Alex chegou de ônibus. (meio)

➔ O vizinho irá percorrer a América do Sul de ponta a ponta só de moto. (meio)

➔ Amélia gosta de conversar sobre culinária. (assunto)

➔ A reunião anual será sobre economia doméstica. (assunto)

➔ A casa de praia é de Eduardo. (posse)

➔ Comprei um vestido de seda. (matéria)

➔ A cama de Lucas é de madeira. (matéria)

➔ Hoje terá jogo do Vasco contra o Flamengo. (oposição)

➔ Luna é contra o consumo de carne. (oposição)

➔ Marcos saiu com os colegas da faculdade. (companhia)


Como deu para perceber, as preposições não têm sentido único. “De”, por exemplo, pode ser usado em diversas situações diferentes, porém não deixa de ser uma preposição. Pegamos pouquíssimos exemplos e não chegamos nem perto de abordar todas as situações possíveis, entretanto nosso objetivo aqui é passar para você uma ideia geral do que são as preposições e de como elas funcionam dentro da frase.


Além das preposições simples, também temos as locuções prepositivas, que são duas palavras ou mais que exercem a função da preposição. Elas normalmente são formadas por advérbio + preposição.


Apesar de já ser tarde, eu não quero ir embora. (oposição)

De acordo com a professora, precisamos estudar mais. (concordância)

➔ Minha ideia foi de encontro à dele. (oposição)

➔ Minha ideia foi ao encontro da dele. (concordância)


Parece familiar? Ah, sim, as locuções prepositivas são MUITO parecidas com as locuções adverbiais. A melhor forma de diferenciá-las é a seguinte: locuções prepositivas terminam sempre com uma preposição.


Antes de sair, trocamos mais um beijo. (locução prepositiva)

Em breve, iremos à praia. (locução adverbial)

De perto, ele parece menor. (locução adverbial)

➔ Estacione perto do carro vermelho, por favor. (locução prepositiva)


Para finalizar, falaremos sobre as contrações e as combinações. O fenômeno de contração é próprio das preposições. Ele ocorre quando uma preposição se junta a um artigo ou a um pronome, eliminando alguma letra. A crase e os pronomes possessivos da terceira pessoa (dele, dela, deles, delas) são contrações, por exemplo. A combinação ocorre quando nenhuma letra é eliminada.


Importante: o sujeito da oração não pode ser contraído. Vejamos alguns exemplos:


➔ Fui ao (a + o) parque da (de + a) cidade. (combinação, contração)

➔ A amiga dela (de + ela) não é minha amiga. (contração)

Nesta (em + esta) casa, eu não entro! (contração)

➔ Juro pela (por + ela) minha mãe mortinha que não fui eu! (contração)

Aonde (a + onde) você pensa que vai? (combinação)

➔ Ela caiu num (em + um) poço. (contração)

➔ Está na hora de a gente conversar sobre isso. (aqui não podemos unir para “da gente conversar”, porque “a gente” é sujeito do verbo conversar)

➔ Vamos à (a + a) praia? (contração, porque une a preposição exigida pelo verbo “ir” ao artigo do substantivo “praia”)


Não entraremos na questão da crase em específico agora porque, para que você realmente a compreenda, é preciso que falemos sobre transitividade verbal, que ainda não chegou ao Esquadrão (será abordado assim que terminarmos as classes de palavras). Além disso, ela tem uma e outra regra que são específicas. Teremos um post inteirinho dedicado apenas e unicamente à crase quando for o momento certo, combinado?


É isso o que temos para falar a respeito das preposições. Esperamos que você tenha compreendido como elas funcionam e aprendido a reconhecê-las em algumas frases.


Quaisquer dúvidas, pode perguntar que estamos à sua disposição.


Beijos!


Revisão por Anne Liberton


Referências:

CUNHA, Celso. Gramática do português contemporâneo. Belo Horizonte: Editora Bernardo Álvares S/A, 1971.

DIANA, Daniela. Preposição. Toda matéria: conteúdos escolares, Rede 7Graus, 2018. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/preposicao/>. Acesso em: 28 out. 2018.

GUIA completo sobre preposições. Colégio Web, [S.l.], jan. 2014. Disponível em: <https://www.colegioweb.com.br/portugues/guia-completo-sobre-preposicoes.html>. Acesso em: 28 out. 2018.

PREPOSIÇÃO: Tipos, Quais são, Definição, Conjunção e Exemplos Práticos. Figuras de Linguagem, [S.l.], abril 2018. Disponíviel em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/preposicao/>. Acesso em: 28 out. 2018.

+

21. Mai 2019 00:00 0 Bericht Einbetten 1

Kommentiere etwas

Post!
Bisher keine Kommentare. Sei der Erste, der etwas sagt!
~