Desafios de escrita Follow einem Blog

embaixadabr Inkspired Brasil Nós somos a Equipe de Comunidade do Programa de Embaixadores do Inkspired! Este blog servirá para postarmos os desafios que fazemos para vocês. Cada capítulo conterá o edital de um desafio organizado pela nossa equipe e, nele, estarão explicadas suas regras, datas de início e de finalização. Os desafios que já estão terminados terão “finalizado” no título, para vocês saberem quais ainda estão abertos. A ideia é mandarmos no mínimo um desafio por mês, porém podemos organizar mais. Ao fim de cada desafio, publicaremos uma lista com todas as histórias escritas. Esperamos que aprovem este projeto e que se divirtam com as fanfics produzidas por aqui! 0 Reviews

#desafios #portugues #embaixadabrasil
330
82.2k ABRUFE
AA Teilen

Desafio Experiência de Vida

DESAFIO EXPERIÊNCIA DE VIDA:

CONTE ALGO QUE A VIDA LHE ENSINOU


❝A linguagem é polissêmica requer interpretação em fatores linguísticos e extralinguísticos. Para entender o que o outro diz, não basta entender suas palavras, mas também seu pensamento e suas motivações.❞

Lev Vygotsky


Olá meus queridos e queridas, espero que estejam bem, mas se não estiverem aproveitem este momento para desabafar neste desafio que pode acalentar o coração que precisa de um afago.

Isso mesmo, pode ser uma experiência triste que está te ensinando algo, um perrengue que passou, aquela decepção amorosa ou uma situação da qual você acabou dando risadas depois… Existe maior inspiração literária que a vida? Sempre tiramos alguma coisa dela, seja boa ou ruim, feliz ou triste, sempre podemos aprender com ela.

Dizem que a vida ensina e a história dela é a aula que poucos conseguem compreender. Basta então a gente mudar. O que acha?

Então por que não usar este espaço e mudar a realidade de alguém que pode estar precisando de uma luz neste momento?


Como funcionará o desafio:

Os participantes devem apresentar uma história (original ou fanfiction) que relata experiências que vocês irão pensar que da um conhecimento.

A história deverá conter um capítulo somente, que não ultrapasse o limite estipulado de 3 mil palavras;

Serão aceitas somente histórias feitas exclusivas para o desafio;

Sua história deverá conter, obrigatoriamente, a tag #expvida;

Aos participantes do desafio cabe também a responsabilidade de comentar, no mínimo, outras cinco histórias participantes, para conhecer seus colegas da plataforma. Então se dê liberdade e divirta-se conhecendo a história de outros colegas.

Prazos do desafio:

O desafio inicia-se na data de 13/03/2023 e termina em 31/03/2023 às 23h59 do horário de Brasília;

Os participantes podem inscrever a sua história e cumprir com os comentários estipulados até o dia 31/03/2023 às 23h59 do horário de Brasília ou será desclassificado automaticamente.


Informações importantes:

Atenta-se em saber qual conteúdo que cabe para classificação etária desejada para o desafio, estaremos rigorosos em relação a isto.

As histórias inscritas no desafio já têm prioridade na Verificação, não havendo necessidade de comprar o serviço;

É de suma importância que sua história esteja devidamente classificada;

Para participar de forma oficial deste desafio, basta que você clique no botão “Participar Agora!” Pois esta é uma das principais exigências do procedimentos para o desafio e sem esta validação não podemos e nem devemos validar a sua participação no tal desafio que você gostaria de participar;

Caso o participante não cumpra com o número de comentários estipulado, sua história não irá integrar a lista de destaques e perderá pontos em sua avaliação final.

Confira o Edital no facebook, as novidades e atualizações no instagram.


Avaliação:

Os avaliadores responsáveis pelo desafio serão os embaixadores:

@UrsiinhaAguiar

@SilvaWriter

Os critérios da avaliação tem seu peso e a lista a seguir mostrará na ordem da sua importância.

Respeito e desenvolvimento do tema (quaisquer histórias que não estejam de acordo com o tema do desafio, por mais bem escritas que sejam, não entrarão para os destaques);

Originalidade do desenvolvimento do tema;

Ambientação;

Desenvolvimento do ensinamento da história;

Ortografia e gramática;

Cumprimento das regras previstas no edital.


Prêmiação:

Aos vencedores serão concedidos os seguintes prêmios:

1º lugar: Aesthetic, banner e 70 moedas de crédito da plataforma

2º lugar: Aesthetic ou banner e 50 moedas de crédito da plataforma

3º lugar: Banner e 25 moedas de crédito da plataforma

Todas as histórias participantes receberão um comentário da embaixada brasileira do Inkspired.

O anúncio dos vencedores será feito no dia 08/04/2023 através do grupo e da página do Inkspired Brasil no Facebook!





12. März 2023 22:26 1 Bericht Einbetten 9
~

Desafio Quem Contou o Conto!

“Escândalo é a fofoca tornada
tediosa pela moralidade.”

Oscar Wilde

Divisor de texto [não de águas]

Eu ouvi dizer…

Que vocês são muito curiosos, mas quem pode julga-los? Eu que não, se qualquer pessoa vem para mim: Mari, eu ouvi dizer que… Eu automaticamente sou toda ouvidos. O ato de contar boatos é, de fato, a primeira estrutura narrativa que aprendemos sem qualquer esforço e ainda temos a pachorra de a aprimorarmos ao decorres dos anos.


Contar fofoca tem toda uma estrutura e linha lógica para se seguir, normalmente, mas não limitadas a um "eu ouvi dizer" e terminando com "mas quem somos nós para julgar".

O boato, essa história passada de boca em boca, como na brincadeira telefone sem fio, mudando um pouco a cada repasse, é o que queremos representar neste desafio!


O que vai acontecer é isso: daremos para vocês 5 personagens que moram nessa nossa incrível cidade fictícia [vale nomeá-la de Inkspired Land? Ou muito brega?] e vocês, fofoqueiros criativos, terão que criar um boato sobre um [ou mais] desses personagens, postando sua microficção na plataforma com a #ouvidizer, mostrando sua criatividade em criar uma superhistória criativa no curto espaço de 500 caracteres.


Eu #ouvidizer que o tempo tá passando, então não enrola!

Logline do desafio: criar uma microficção em formato de boato, sobre um [ou mais] personagens apresentados no edital.

━━━━━━━━━━━━━━━━

Os vizinhos e suas casas no mínimo curiosas:

  1. O homem da casa silenciosa: está sempre sozinho e conta histórias estranhas que seus vizinhos sempre duvidam na veracidade.
  2. A senhora dos gatos: ela é sempre vista, a qualquer momento do dia, com pelo menos oito gatos a sua volta. Ela mora mesma naquela vizinhança ou dorme com os gatos da rua?
  3. O cameraman: todos evitam passar em frente à sua casa de esquina, ela tem uma aura monstruosa, como se ele estivesse sempre te observando por entre as rachaduras dos muros...
  4. Assassinos ou só... excêntricos? Uma dupla recentemente se mudou para a vizinhança e vem causando com os barulhos peculiares que vem dos fundos da casa.
  5. O blackout: uma casa que, não importa a época do ano, o clima, a hora do dia, ela está sempre escura... certamente é algo curioso.

Regras:

Só serão aceitas uma microficção por autor!

Vocês devem basear suas microficções em um [ou mais] personagens citados no edital.

Nota: eles não precisam ser o narrador da história, nem o ato principal, mas a narrativa precisa, obrigatoriamente, o envolver.


Exemplo: “Eu fiquei sabendo que o vizinho da [nome ficcional] saí por aí dizendo que tem 3 filhos e um cachorro, mas adivinha? Ninguém nunca nem viu a sombra deles, há! Onde já se viu uma casa onde o cachorro não late e as crianças não bagunçam? Só em filmes de terror, definitivamente aquele homem não está batendo bem da cabeça... Não que isso importe, cada doido com seu fantasma [risada estranhamente maligna].”


Todas as histórias devem conter a #ouvidizer.


Só estará valendo para o desafio, microficções!


Nota: microficções são textos curtos [de até 500 caracteres] que você pode publicar apenas pelo aplicativo para aparelhos móveis do Inskspired.


As histórias não precisam seguir um gênero específico! Então seu boato pode ser até romântico quanto assombroso, contendo elementos de fantasia e ficção científica. Não somos municípios para termos limites [menos se esses limites forem as diretrizes do Inkspired, fiquem espertos].


Todos os participantes do desafio devem, obrigatoriamente, comentar em pelo menos 3 [três] microficções participantes.


Nota: os comentários devem ser construtivos. Não serão aceitas ofensas, descriminação, xingamentos ou comentários que diminuam ou menosprezem a história do outro autor.

O objetivo dos comentários é ajudar, apoiar e incentivar o autor, não o desmotivar. Quando comentarem, pensem no tipo de comentário que gostariam de receber em suas obras.


Não serão considerados comentários válidos coisas como: “amei”, “ótima história”, “parabéns” ou quaisquer sinônimos. Opinem, mostrem para o autor que vocês leram, o que acharam, onde acredita que ele poderia melhorar e, obviamente, elogiem, as pessoas gostam de saber que seu trabalho foi bem recebido pelos outros.


Lembrando: o autor que faltar com os comentários ou fizer comentários que vão contra as regras terão suas microficções desclassificadas do desafio.


Microficções podem abordar temas sensíveis desde que devidamente sinalizados nas hashtags, tenham consciência!


Nota: Microficções sem os avisos adequados, por estarem fora das Regras Comunitárias (https://getinkspired.com/pt/blog/34014/post/87852/regras-comunitarias/), estarão sujeitas às penalidades do site.


Prazos:

O desafio começa hoje, dia 10/12/2022 e vai durar até o dia 26/12/2022.


O prazo máximo para inscrever sua história no desafio #ouvidizer é até as 23h59 do dia 26/12/2022.


Vocês terão até, no máximo, o dia 26/12/2022 para fazer todos os 03 [três] comentários obrigatórios.


Os vencedores serão divulgados nas redes sociais oficiais do Inkspired [twitter e instagram e grupo no facebook] no dia 31/12/2022.


Informações adicionais:


Todas as fofocas espalhadas receberam um comentário da embaixada brasileira [se estiverem de acordo com as regras da plataforma e os requisitos pré-estabelecidos do desafio].


Microficções sem os avisos adequados, por estarem fora das Regras Comunitárias [https://getinkspired.com/pt/blog/34014/post/87852/regras-comunitarias/], estarão sujeitas as penalidades do site;


Para participar efetivamente não se esqueçam de clicar em “Participar Agora!” (https://getinkspired.com/pt/contests/) na página do desafio, sem isso não poderemos validar sua inscrição, apesar da hashtag. Então prestem atenção!


Lembrando: só é possível inscrever sua microficção através do site, vocês não conseguiram fazer isso pelo aplicativo!


Todo autor que não comentar em pelo menos 3 [três] microficções inscritas no desafio, terão suas microficções desclassificadas! Então fiquem atentos aos prazos.


Método de avaliação:

  1. Ortografia
  2. Criatividade
  3. Respeito a proposta do desafio.
  4. Personagens

Prêmios:

Postagem da microficção no instagram e/ou divulgação do escritor, entrevista para o blog Perguntas ao Pódio, medalha de ouro [na página do desafio] e 70 créditos de recompensa.

Postagem da microficção no instagram e/ou divulgação do escritor, medalha de prata [na página do desafio] e 70 créditos de recompensa.

Postagem da microficção no instagram e/ou divulgação do escritor, medalha de bronze [na página do desafio] e 70 créditos de recompensa.


Antes de surtar, chame!

Em caso de dúvidas, insatisfações ou uma vontade avassaladora de fazer um elogio, você pode contatar os perfis dos embaixadores moderadores do desafio ou o perfil da própria embaixada brasileira.

Embaixada Brasileira: @embaixadabr

Embaixadora responsável [Mari]: @painther-ho

Embaixadora responsável [Krishna]:@krishnagrandi

Embaixadora responsável [Fernanda]:@sophie-waldorf

━━━━━━━━━━━━━━━━

Também, para acompanhar as novidades sobre o desafio e todas as coisas que rolam por aqui, sigam o Inkspired Brasil nas redes oficiais!

⇾ Instagram: @Inkspiredbrasil

⇾ Grupo do facebook: Inkspired Brasil

[https://www.facebook.com/groups/inkspiredbrasil/]

⇾ Twitter: @inkspiredbrasil

🏃🏻

Muito texto? Só um pouquinho, mas com isso chegamos ao fim
e só me resta desejar a nós, um ótimo desafio e que o bloqueio
criativo passe bem longe de nós! Até qualquer hora.

10. Dezember 2022 22:24 0 Bericht Einbetten 18
~

Desafio de terror

Medo do escuro, medo do escuro

Tenho medo constante de que algo esteja sempre perto

Medo do escuro, medo do escuro

Tenho uma fobia de que alguém esteja ali

Fear Of The Dark - Iron Maiden



Onde estão os amantes do terror? Saiam, saiam, de onde estiverem!

Quem nunca ouviu falar em Anne Rice, Stephen King, H.P. Lovecraft, Bram Stoker, Mary Shelley? Se não, te convido a conhecer o mundo fascinante do terror, não vai se arrepender.

Quem nunca viu um filme de terror também, não é? Como Annabelle, Invocação do Mal, It, A Coisa, Boneco do Mal, Poltergeist, dentre tantos outros.

Te desafiamos a criar não só um universo cheio de mistérios e terror, com fantasmas, monstros, bruxas, espíritos, o que preferir, mas também sua própria lenda, seu próprio terror, algo nunca visto ou lido por ninguém antes. Deixe sua imaginação comandar esta aventura, nos mostre até onde é capaz de chegar, explorando um lado que poucos se atrevem! Mostre seu lado Mestre do Terror.

Queremos sentir a adrenalina correndo por nossos corpos com o suspense, a tensão, deixando nossas mentes mergulhar na sua obra!

Como será o desafio do terror?

Pois bem, permita-nos explicar!

  • Você precisa se inscrever oficialmente na página de desafios (o link será disponibilizado mais abaixo);
  • A história pode ser uma original ou uma fanfiction (a que te der mais segurança), deverá ter no máximo (estourando mesmo) cinco capítulos, não podendo ultrapassar dez mil palavras na totalidade da história (há detalhes que não podem ser deixados de fora, não é?);
  • Só serão aceitas histórias criadas para o desafio;
  • A sua história precisa se passar durante durante a noite/madrugada;
  • E o mais importante, assim como você está esperando ganhar aquele comentário super bacana, os amiguinhos também estão, por isso aquele que não comentar em ao menos em seis histórias será automaticamente desclassificado. Comentários como: ‘amei”, “continua”, “sua história é boa”, “gostei de X personagem” e etc NÃO SERÃO ACEITOS, o seu comentário precisa ser edificante, acrescentando algo à escrita do seu colega participante; e
  • A história deverá ter a tag #noitedoterror.

Prazos:

  • As inscrições podem ser realizadas do dia 13 de outubro até o dia 11 de novembro às 23:59 (então fiquem atentos!);
  • O prazo para os participantes deixarem os seis comentários obrigatórios é até o dia 11 de novembro às 23:59;
  • Os vencedores serão divulgados nos dia 19 de novembro;

Informações importantes:

  • Os embaixadores responsáveis pelo desafio serão @SophieWaldorf__ , @krishnagrandi e @Painther-ho
  • Serão avaliados os seguintes requisitos, em ordem de importância:
  1. Respeito e desenvolvimento do tema (quaisquer histórias que não estiverem de acordo com o tema do desafio, por mais bem escritas que sejam, não entrarão para os destaques).
  2. Originalidade do desenvolvimento do tema.
  3. Ambientação.
  4. Personagens.
  5. Ortografia e gramática.

Premiação:

Os vencedores receberão:

1º lugar: Divulgação como vencedor nas redes sociais Inkspired Brasil, destaque semanal no website e app Inkspired, 70 créditos de recompensa, review dos embaixadores responsáveis pelo desafio, capa para a história vencedora e medalha de ouro.

2º lugar: Divulgação como vencedor nas redes sociais Inkspired Brasil, destaque semanal no website e app Inkspired, 70 créditos de recompensa, review dos embaixadores responsáveis pelo desafio e medalha de prata.

3º lugar: Divulgação como vencedor nas redes sociais Inkspired Brasil, destaque semanal no website e app Inkspired, 70 créditos de recompensa, review dos embaixadores responsáveis pelo desafio e medalha de bronze.

Informações adicionais:

  • Todas as histórias inscritas no desafio que cumprirem as regras receberão prioridade de Verificação assim que a lista de destaques for liberada, por isso não compre esse serviço;
  • Todas as histórias participantes que cumprirem as regras receberão um comentário da embaixada brasileira do Inkspired;
  • O anúncio dos vencedores será feito no grupo do face Inkspired Brasil, na página do Facebook e nos perfis oficiais do Inkspired Brasil do Twitter e Instagram;
  • As histórias precisam estar devidamente classificadas. Não se esqueça dos avisos de gatilho (se houver) nas tags. Histórias mal classificadas e/ou sem os avisos adequados, por estarem fora das Regras Comunitárias, estarão sujeitas às penalidades do site;
  • Para participar de forma oficial, não se esqueça de clicar em “Participar Agora!”. Sem a devida inscrição, não poderemos validar sua participação no desafio; e
  • É importante lembrar que, caso o autor não comente em, pelo menos, seis histórias inscritas no desafio, a história dele não entrará para a Lista de Destaque.
13. Oktober 2022 16:05 11 Bericht Einbetten 31
~

Desafio das emoções

“Todo o segredo da arte é talvez saber ordenar as emoções desordenadas, mas ordená-las de tal modo que se faça sentir ainda melhor a desordem.”
Charles Ramuz

Olá, amante dos desafios, como está?


Achou que Setembro não teria desafio, é? Pois ledo engano, meu caro. Não dá para deixarmos o nono mês do ano passar em branco. Pelo título já fica claro do que se trata o novo desafio: emoções.


As emoções têm um grande poder sobre nós. Por meio delas, podemos nos sentir próximos ou afastados das pessoas; podemos querer manter laços para sempre ou nos distanciar permanentemente de uma pessoa. As emoções são tão, mas tão importantes que podem causar mudanças fisiológicas, físicas e psíquicas em nós!


Pensando na grande importância das emoções em nossas vidas, a Embaixada Brasileira do Inkspired resolveu trazer este desafio para você. Abrace as emoções e mostre como elas são preciosas por meio de uma microficção.


Mas atenção, pois as emoções aceitas são as seguintes:

  • Raiva
  • Tristeza
  • Paixão
  • Desespero
  • Amor
  • Ódio


Neste desafio, te convidamos para explorar não apenas uma das emoções acima, mas também as suas. Então venha participar, se jogue neste desafio, que você pode se surpreender!


Porém, para garantir que sua história será aceita no Desafio das Emoções, você precisará ficar atento às regras, principalmente porque resolvemos inovar um pouquinho.


Como será o Desafio das Emoções?

Obs.: todos os apontamentos abaixo são requisitos obrigatórios para a participação.

  • Você deve escolher apenas uma (1) das emoções listadas acima e deve usá-la como protagonista da sua história (ela não precisa ser um personagem, mas deve estar em evidente destaque);
  • A sua história deve ser desenvolvida no formato de microficção, encontrado no aplicativo Inkspired (contos, histórias com capítulos e afins não serão aceitos; você só pode usar o formato de microficção) e você só pode submeter uma (1) microficção;
  • A microficção deve ser criada exclusivamente para o desafio, portanto não serão aceitas microficções feitas antes do desafio;
  • A microficção deve ter a seguinte hashtag: #desafiodasemoçoes;
  • A microficção deve ser original (de qualquer categoria, menos fanfiction); e
  • Os participantes precisam comentar obrigatoriamente em três (3) microficções participantes (lembrando que o comentário precisa ser significativo e edificador, portanto comentários como “Muito bom”, “Amei”, “Queria mais”, etc. não serão aceitos como comentários válidos).


Prazos:

  • As inscrições podem ser realizadas do dia 08 de setembro até o dia 22 de setembro às 23:59 (então fique atento!);
  • O prazo para os comentários é até o dia 22 de setembro às 23:59; comentários feitos depois dessa data não serão aceitos;
  • Os vencedores serão divulgados na última semana de setembro.


Informações importantes:

  • Os embaixadores responsáveis pelo desafio serão @karimy e @sophie-waldorf
  • Serão avaliados os seguintes requisitos, em ordem de importância:

Respeito e desenvolvimento do tema (quaisquer microfictions que não estejam de acordo com o tema do desafio, por mais bem-escritas que sejam, não entrarão para os destaques).

Originalidade do desenvolvimento do tema.

Emoção passada pela microficção.

Ortografia e gramática.


Premiação:

1º lugar: Divulgação como vencedor nas redes sociais Inkspired Brasil, entrevista para o blog Perguntas ao Pódio, 70 créditos de recompensa e medalha de ouro (na página de desafio).

2º lugar: Divulgação como vencedor nas redes sociais Inkspired Brasil, 70 créditos de recompensa e medalhas de prata (na página de desafio).

3º lugar: Divulgação como vencedor nas redes sociais Inkspired Brasil, 70 créditos de recompensa e medalhas de bronze (na página de desafio).


Informações adicionais:

  • Todas as microficções participantes que respeitarem os requisitos do desafio receberão um comentário da embaixada brasileira do Inkspired;
  • O anúncio dos vencedores será feito no grupo e na página do Facebook e no perfil oficial do Inkspired Brasil no Instagram e no Twitter;
  • As microficções precisam ter avisos de gatilho (se houver) nas tags;
  • Microficções sem os avisos adequados, por estarem fora das Regras Comunitárias ( https://getinkspired.com/pt/blog/34014/post/87852/regras-comunitarias/ ), estarão sujeitas às penalidades do site;
  • Para participar de forma oficial, não se esqueça de clicar em “Participar Agora! ( https://getinkspired.com/pt/contests/ )”. Sem a devida inscrição, não poderemos validar sua participação no desafio (e é importante lembrar que apenas é possível inscrever sua microficção através do site);
  • É importante lembrar que, caso o autor não comente em, pelo menos, três (3) microficções inscritas no desafio, a microficção dele será desclassificada.
8. September 2022 15:42 0 Bericht Einbetten 8
~
Weiterlesen Startseite 1 2 3 4 5 6 7 8